segunda-feira, 7 de maio de 2018

Marvel´s The Punisher – 1ª Temporada: Os Efeitos da Guerra e da Violência

Quando Frank Castle (Jon Bernthal) apareceu na segunda temporada de Marvel´s Daredevil em 18 de março de 2016, ele acabou roubando toda a atenção da série para si. Os fãs foram a loucura com seu Justiceiro frio, violento, brutal e visceral. Obvio que não demorou muito para a Marvel Television e a Netflix oficializarem uma série solo do vigilante mais casca grossa de Nova York, que já estava em desenvolvimento antes mesmo da estreia do personagem na segunda temporada do Demolidor. Com roteiro de Steve Lightfoot, a série foi lançada na íntegra pela Netflix em 17 de novembro de 2017, contando com 13 episódios em sua primeira temporada com duração média de 49 minutos a 58 minutos cada episódio. 

Poster da primeira temporada
A série solo do Justiceiro acompanha nosso anti herói após alguns meses dos eventos ocorridos na segunda temporada de Demolidor. Frank Castle tenta levar uma vida normal, mas seus demônios interiores continuam lhe perseguindo. Como uma pessoa feito Frank não pode levar uma vida comum, seu passado volta para lhe assombrar: uma conspiração envolvendo seu antigo grupamento militar pode ter relação com a morte de sua família. Agora, o Justiceiro volta com mais sangue nos olhos ainda para colocar tudo em pratos limpos, contando com a ajuda de Micro (Ebon Moss-Bachrach), um hacker que também está com a vida de sua família em jogo.

Os Liebeman
Marvel´s The Punisher é uma série excelente e nos prende logo em seus primeiros minutos. Não falta ação na série, muito suspense, drama e humor em doses certas, além de possuir um elenco muito bom, formado por Deborah Ann Woll reprisando seu papel como Karen Page, Amber Rose Revah como Dinah Madani, a linda Jaime Ray Newman como Sarah Lieberman, Jason R. Moore como Curtis Hoyle e Paul Schulze como Rawlins.

Frank e Karen se encontram
Os grandes destaques da série ficam por conta do trio Frank Castle, Micro e Billy Russo. Comecemos falando sobre Frank. Se em Demolidor ele já é casca grossa, em sua série solo o Justiceiro está mais frio ainda e mata com facilidade. Jon Bernthal consegue transmitir todo o drama e transtorno que existe dentro de Castle. Perder toda a família diante de seus olhos não pode deixar uma pessoa normal. As cicatrizes do herói são gigantes a ponto dele não conseguir se conectar com ninguém e nem confiar em ninguém, como é muito bem mostrado logo no primeiro episódio quando Frank tentava levar uma vida normal. Castle é uma bomba relógio que precisa se controlar o tempo inteiro, pois se ele se estourar, muitas mortes acontecerão. Ele possui muita raiva guardada dentro de si.

Billy Russo, um amigo do passado de Frank
David Liebeman, o Micro, interpretado por Ebon Moss-Bachrach é uma belíssima aquisição para o elenco. Além de ser o braço direito do Justiceiro na temporada, ele traz um pouco mais de humanidade para o anti herói. David era um analista da Agência de Segurança Nacional que possuía provas de uma conspiração envolvendo um antigo grupamento militar que Frank fez parte no passado. Para salvar sua família, Liebeman finge sua própria morte e assume o codinome de Micro para hackear todo tipo de informação. Por diversas vezes, Frank ajuda a família de Liebeman durante a temporada, pois ele não iria deixar o que aconteceu com sua própria família ocorrer novamente com uma outra.

David Liebeman, o Micro
Para finalizar os grandes destaques desta primeira temporada para mim, temos Billy Russo, interpretado por Ben Barners. Ele é um antigo companheiro de Castle da época das operações militares. É um sujeito egocêntrico, vaidoso ao extremo e letal. Ele comanda uma agência militar particular chamada Anvil, que utiliza ex militares. Ele é um dos melhores personagens da série. Muito bom mesmo.

Madani e seu parceiro Sam Stein (Michael Nathanson)
Um fato muito interessante que a série levanta é: a violência é realmente o caminho certo que devemos tomar? Nunca a frase “violência gera violência” fez mais sentido do que em Marvel´s The Punisher. Isso é claramente mostrado através do personagem Lewis Wilson, interpretado por Daniel Webber. Ele é um ex militar que tenta levar uma vida normal como motorista de táxi, mas a guerra deixou traumas psicológicos tão grandes nele que ele pensa estar numa guerra que nunca acaba. Lewis acha que o país está podre e precisa atacar sua fraqueza para que ele volte a se reerguer, e para isso, ele utiliza de violência. Essa questão da violência que gera violência já foi abordada antes em muitas produções com heróis, pois muitas vezes surgem inimigos mais poderosos que tentam derrotar o herói, fazendo com isso um círculo vicioso que gera mais e mais violência. Marvel´s The Punisher aborda bem esta questão com seus ex militares, militares na ativa, governo e sociedade no meio.

Lewis Wilson: a prova viva de que a guerra não é boa para nada
O público e crítica gostaram bastante da série e ela foi indicada ao Saturn Awards de 2018, que ainda irá acontecer, nas categorias de Melhor Nova Série de Super Heróis e Melhor Ator na Televisão para Jon Bernthal.

Frank Castle se encara no espelho e só vê mortes ao seu redor
A segunda temporada já foi confirmada e já está sendo gravada, mas ainda não há data para sua estreia, que pode ocorrer em 2019. Apesar de não ter deixado nenhum gancho explícito para a segunda temporada, fora aguardar ansiosamente pela entrada do vilão Retalho, não vejo a hora de ver Frank Castle acabando com a raça dos criminosos mais vis que existem em Nova York, mesmo que para isso, ele tenha que gerar mais violência ainda, afinal de contas, alguém precisa impedir os criminosos a todo custo.


Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário