sexta-feira, 2 de março de 2018

Ultraman Geed - O Novo Acerto da Franquia Ultra!


Ultraman Geed e as Ultra capsules
Olá Amigos! Estava devendo a um bom tempo falar das impressões que tive de Ultraman Geed. A série Ultraman que terminou a poucos meses, mas ainda ganhará um filme agora em março deste ano. Geed mostrou a força que a franquia Ultra ainda tem, com aventuras emocionantes e personagens  cativantes, fazendo com que o espectador crie mais e mais encanto pela história a cada episódio. E o melhor de tudo: soube continuar mantendo o  ritmo frenético de aventura e qualidade, que é a marca registrada das séries anteriores. Geed assim dá continuidade ao sucesso que os gigantes de luz vem conquistando nessa nova safra de séries da franquia.

Riku usando uma das Ultra Capsules pra se transformar

Depois de terminar Ultraman Orb, série anterior a essa, eu já estava numa expectativa enorme do que viria a seguir. Afinal, a Tsuburaya teve dois grandes acertos seguidos, com o já citado Orb e também com o excelente X, anteriores a Geed. E não teve erro! Apesar daquele medinho básico de fã da próxima série ser ruim, ele já se dissipou logo nos primeiros capítulos do novo Ultra. Interessante notar, que as séries mais recentes de Ultraman tem um ritmo progressivo. Ou seja, as séries vão melhorando gradativamente, com uma série preenchendo os pontos fracos da outra, conseguindo assim estabelecer uma continuidade bacana e não apenas isso, replicando os pontos fortes usados anteriormente. Geed conseguiu cumprir seu objetivo, trazendo uma série se não melhor, tão boa quanto as duas anteriores. Enquanto X apostava num ritmo de aventura e comédia, e Orb já procura um enredo mais dramático e sério, Geed consegue trazer um pouco desses dois extremos, sem deixar claro, de ter sua identidade própria nem ficar preso a clichês. Uma das grandes vantagens dos Ultras como um todo, é sua habilidade ímpar de se renovar sem deixar de lado os conceitos tradicionais, que são queridos pelos fãs. Geed contou com a direção do veterano Koichi Sakamoto, famoso por saber como ninguém  conduzir sequências de ação em tokusatsu.

O amado (e odiado) Belial marca presença na saga
A série soube enriquecer ainda mais o vasto universo Ultra, e ser marcante em vários pontos, que comentarei brevemente agora. A trama dessa vez gira em torno de Asakura Riku, um adolescente desmemoriado, que pouco se lembra do seu passado, e que foi encontrado num observatório espacial ainda bebê momentos depois de um evento espacial chamado "Crisis Impact", evento esse que alterou toda a estrutura do universo. Riku e seu amigo alien  Pega, descobrem um dia uma nave espacial no subterrâneo desse mesmo observatório onde ele foi deixado na infância. Lá, através das informações dadas pelo  sistema operacional da nave chamado REM, ele descobre sua origem: ele na verdade tem o dna dos guerreiros da luz Ultraman, e pasme! é filho de nada mais nada menos que o cruel vilão Ultraman Belial, um ultra que se deixou seduzir pelas trevas e principal responsável pelo Crisis Impact!

As formas iniciais de Geed
Nesses termos, acompanhamos a luta de Riku pra salvar o Japão de diversos monstros, enquanto também luta contra o estigma de ser filho de um vilão, tentando provar seu valor e acima de tudo, ganhar a confiança das pessoas que quer proteger. Nessa aventura, Riku vai amadurecendo seu caráter e habilidades, ganhando também um time interessante de amigos enquanto enfrenta inimigos extremamente cruéis.

Parceria excepcional entre Geed e Zero
A série tem vários pontos positivos. Primeiramente, temos o retorno de personagens consagrados na franquia, como o vilão Belial, sempre arrogante, manipulador e cruel. Um ser capaz de tudo pra alcançar seus objetivos, até mesmo destruir seu próprio filho! Em contraparte a isso, o veterano Ultraman Zero também retorna a ação, usando o atrapalhado pai de família Igaguri Leito como hospedeiro e atuando como uma espécie de "irmão mais velho"de Geed. Zero usa sua experiência pra ajudar o Ultra novato, mas também não deixa de por a mão na massa, participando dos combates. Ou seja, quem é fã da franquia se sente em casa, e quem ainda não conhece muito desse universo, pode se inteirar e conhecer mais da mitologia Ultra, além de novos elementos que são acrescidos pouco a pouco, tornando a história bem dinâmica.

Zero está de volta e com novos poderes!
A simpatia dos personagens é outra coisa que faz a diferença. Mesmo que Riku escorregue como protagonista algumas vezes, os personagens secundários são tão ricos e bem construídos que suas relações com ele o ajudam a se enriquecer como personagem! Então, vou destacar alguns deles. No lugar das típicas patrulhas, clichês das outras séries da franquia, aqui temos um time aos moldes dos  "homens de preto" com a agência secreta AIB, do qual faz parte Moa Aizaki, amiga de infância de Riku e que tem uma leve quedinha por ele. Moa consegue ser divertida, simpática e determinada, conquistando rápido a graça do público. Além dela, temos também a forte e decidida Toba Laiha, que perdeu os pais num evento envolvendo monstros, e desde então, procura o responsável por essa tragédia pra se vingar. Séria e de poucas palavras, é também uma excelente espadachim, protagonizando algumas das melhores cenas de combate da série.

A agente da AIB Aizaki Moa


 Leito e sua família, trazem ao público momentos engraçados e emocionantes. A relação dele com sua esposa e filha da um toque bem "família" a história, fora a cômica parceria com o Ultraman Zero e os outros personagens, o que desenvolve muito todo o contexto ali apresentado. Por fim, o simpático Alien Pega, uma espécie de "mascote" da série sempre acompanhando Riku onde quer que ele vá. Existem outros personagens que vão adentrando a história, criando uma rede de conexões com o protagonista e acrescentando cada vez mais a trama, mas que não citarei aqui. Mas pra quem quer  personagens bem construídos, essa série é um prato cheio!

A espadachim Toba Laiha
Os vilões não ficam pra trás! Belial como sempre cumpre seu papel de vilão inteligente, despótico e manipulador, sem limites em seus métodos sujos pra saciar suas ambições. Ao seu lado, atuando como parceiro do mal, temos outro vilão também notável: Fukuide Kei, que alterna em momentos sendo um planejador frio e calculista, e outros como um desequilibrado assassino, insano e violento! Apesar disso, Kei também consegue ser profundo e em alguns momentos específicos, até fazer com que o espectador sinta pena dele. Eu diria que apesar de algumas diferenças consideráveis, Kei lembra bastante o sádico Jugglas Juggler de Orb.

O paizão Igaguri Leito
Como citei antes, a direção de Koichi Sakamoto fez toda a diferença, com um estilo versátil e criativo de conduzir as cenas de luta. O diretor é conhecido por exemplo, em seus trabalhos com os Power Rangers, onde consegue captar a emoção da melhor forma na hora da porradaria. Boas cenas de ação com os personagens em tamanho humano, ângulos de câmera que transmitem a sensação de urgência e adrenalina dos combates, e uma maneira muito unica de lidar com o gigantismo dos Ultras criando assim uma atmosfera épica e envolvente capaz de agradar até quem não é muito inteirado no universo dos tokusatsus. Outro detalhe importante de citar é o mecanismo de combate de Geed, que usa as Ultra capsulas, mesclando os poderes de Ultras antigos pra assim criar uma nova forma de combate, com características e ataques próprios. Isso garante um dinamismo maior na hora de usar poderes e ataques, além de apresentar lindas formas do personagem, que agradam bastante esteticamente. O enredo tem um tom novelístico, com boas reviravoltas, o que evita aquela sensação de repetição e permite assistir a série sem vontade de parar!

O Maligno Fukuide Kei
Quanto ao mais, eu só tenho a dizer que a nova geração da família Ultra tem trazido séries que estão sempre se superando, com tramas completas e sem furos, personagens envolventes, ação, aventura, drama e humor equilibrados, e que expandem ainda mais a mitologia do personagem.
O simpático alien Pega!
Já assistiu a série? Curtiu? deixe sua opinião nos comentários! Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário