sábado, 17 de março de 2018

Go-Onger - A Corrida Maluca dos Super Sentai!


O Sentai em alta velocidade Go-Onger!
Olá Amigos! O que me motivou a escrever essa postagem foi a surpresa que tive com um sentai que assisti recentemente: Engine Sentai Go-Onger! Quem em breve receberá um especial em homenagem aos 10 anos de sua primeira exibição. Confesso que sempre vi essa série com maus olhos, preconceito adquirido graças a propaganda negativa dos amigos alegando que a série tem um tom meio "piadista demais." Claro, quando se fala de arte, o gosto das pessoas é puramente pessoal, e algo que pode ser sensacional pra você, pode não ser pra mim. Mas assisti a série sem expectativas, e confesso que me surpreendi positivamente! Por isso, decidi falar um pouco sobre esse sentai que me parece ser um pouco subestimado por alguns.

Na forma civil! Cenas sem capacete são comuns na série
Outras críticas que ouvi muito dessa série são suas comparações a sua contraparte americana, Power Rangers RPM, que é bem mais séria e explora um estilo de aventura bem americanizado. De fato, RPM é uma excelente série, mas a comparação é absurda, já que as séries destoam muito em proposta e em nada são parecidas, seguindo um caminho em suas narrativas totalmente diferente uma da outra.

Só mais um dia comum com os Go-Onger
Falemos do enredo. Go-Onger conta a história de um universo dividido em 11 mundos paralelos. Cada um desses mundos tem suas características próprias e seres que habitam neles. No mundo das máquinas, habitam os Engines: simpáticos seres cuja aparência é uma bizarra mistura de veículos e animais. Esse mundo porém é atacado pelos Gaiark, seres robóticos meio humanóides que sobrevivem apenas em ambientes terrivelmente poluídos, motivo que os faz tentar devastar e espalhar sujeira no mundo dos máquinas, para assim poderem tomar esse mundo e habitar nele.

Os corajosos heróis da série...quer dizer...
Porém, graças a brava resistência dos Engines, os Gaiark não conseguem cumprir seus objetivos, fugindo pro nosso mundo, a Terra. Aqui eles querem  tentar cumprir suas ambições, tentando transformar nosso planetinha azul no "paraíso perfeito" pros Gaiark, um "cesto de lixo" extremamente poluído. Para impedir que eles consigam realizar esse plano maligno, Os Engines se dirigem ao nosso mundo e se aliando a alguns humanos cuidadosamente escolhidos, passam a usar seus poderes pra lutar contra os Gaiark. Combinando as habilidades Engines e a força de vontade e nobreza dos humanos, nasce o esquadrão motorizado Go-Onger!

O fanfarrão Sousuke, O Go-On Red!
Bom, já deu pra notar que o pressuposto inicial da série é interessante não? A partir daí, os humanos aliados aos Engines se tornam os Go-Onger, heróis que tem por objetivo proteger nosso mundo das ameaças dos Gaiark. No Geral, Go-Onger é um sentai bastante cômico, com muito humor e um ritmo de aventura bacana, sem se levar muito a sério. Isso provavelmente desagrada muitos que gostam de séries tokusatsu mais sérias e dramáticas. Mas o fato da série ter esse timing de humor e paródia, não a impede de ter muitos bons momentos de drama.

A "mãezona" e cérebro da equipe, Renn o Go-On Blue!
A trama não é tão linear, e costuma oscilar bastante em determinado momento da série, com alguns episódios que não acrescentam muito a história, mas isso não estraga a série como um todo. O começo é empolgante, e mesmo que no meio haja alguns episódios que parecem um pouco arrastados, aos poucos a série retorna o gás apresentando episódios envolventes e um final de tirar o fôlego!
A meiga Saki, a Go-On Yellow!
Mas a grande atração de Go-Onger sem dúvida são seus personagens. Os heróis são bastante determinados, simpáticos e não é difícil sentir empatia por eles. Os episódios que destacam algum determinado personagem e seus dilemas são talvez os mais profundos. Nesses episódios especificamente, se você prestar atenção, vai perceber que a série procura "mascarar" historias bem sérias com sua aparência mais infantil e humorística, deixando que os telespectadores mais atentos observem melhor e entendam esse conteúdo que fica meio subentendido.

O atrapalhado Hanto, o Go-On Green!
Ainda sobre os personagens, eles costumam crescer bastante em alguns momentos, uns mais do que outros. Mas em geral, eles crescem muito como equipe, funcionando melhor como um todo do que  de maneira singular, coisa que acho crucial. Afinal, Super Sentai é sobre equipes não é mesmo? Os vilões também são uma atração a parte, já que começam bem cômicos e atrapalhados, mas posteriormente se mostram mais sérios e cruéis, com planos ardilosos  e que colocam os heróis em xeque, bem como a adição de novos inimigos, criando maiores desafios pros heróis. Aliás, pode-se observar que a capacidade dos Go-Onger de crescer em crises é o que os torna ainda mais simpáticos. Os Engine também tem algo de bem chamativo, funcionando como monstrinhos amigos dos Rangers, algo similar ao que acontece em animes como Pokémon e Digimon, tendo seu brilho próprio em alguns momentos.

O detetive mandão Gunpei, o Go-On Black!
No geral, as cenas de ação também são boas, e pra quem gosta de ver os mechas, Go-Onger é uma das series que mais tem robôs gigantes, com inúmeras formas, combinações e ataques bem dinâmicos e variados, além de ganharem importância na trama. Trama essa dinâmica e divertida, e apesar de alguns poucos errinhos no meio da série, vai melhorando perto dos ultimos episódios. Nessa guinada do meio pro fim a série fica quase que 100% melhor, fazendo valer essas "escorregadinhas" do enredo. Agora, falemos um pouco dos personagens principais.

Sousoke é um líder nada convencional
Os primeiros três Go-Onger a integrarem a equipe são Esumi Sousuke, o ranger vermelho, um piloto de carros canastrão e falador, com trejeitos bem esquisitos. Ele começa a história como um Red "barulhento" e bastante arrogante, mas vai se mostrando um personagem de bom coração, decidido, e que inspira coragem nos outros membros. Renn Kousaka, um dos rangers azuis que mais gostei, que age como uma "mãe" pra equipe, cuidando dos equipamentos, orientando e até cozinhando pros outros membros! Apesar disso, Renn tem uma história de fundo dramática, com um passado que explica sua devoção aos amigos e as pessoas, tratando eles como sua própria família. Além disso Renn é inteligente e decidido, com um senso de responsabilidade forte. Essa profundidade no personagem fez com que ele se tornasse um dos meus rangers favoritos da cor azul! A ultima do trio principal é a meiga Saki Rouyama, que apesar de ter ótimos episódios protagonizados por ela, é uma personagem que parece bem figurativa e bem apagada na história, funcionando melhor ao lado de outros personagens do que sozinha.

Hanto e Gunpei funcionam muito bem como dupla
Fora os três primeiros rangers, logo nos primeiros episódios temos a entrada de dois novos membros na equipe, das cores verde e preto respectivamente (é a primeira série a ter as duas cores  na mesma equipe desde Liveman de 1989). O Ranger verde, o atrapalhado e imaturo  Hanto Jyou, talvez seja o ranger mais cômico do grupo, sempre se envolvendo em alguma enrascada principalmente envolvendo garotas! Hanto apesar disso é bem intencionado e tem bom coração. Gunpei Ishihara, o herói da cor preta, que apesar de parecer chato e mandão, é bastante determinado e autocrítico, sempre querendo evoluir como herói, e nunca aceitando ser vencido. Os dois formam uma dupla interessante e bem desenvolvida, com suas personalidades se completando e aprendendo mutuamente. O que se percebe é que os personagens da equipe toda contrastam sempre entre qualidades honradas e defeitos bem visíveis, coisa que raramente vi num sentai. Isso me faz supor um cuidado maior do roteiro na hora de compor os personagens.

O "bad boy" Hiroto, O Go-On Gold!
Por fim, os membros extras que adentram a equipe: os Go-On Wings! das cores dourada e prata. O primeiro dos Wings é Hiroto Suto, o Go-On Gold, um herói bastante forte, que além de ser um exímio lutador, é um excelente estrategista. No inicio da série ele é muito fechado e frio, e também muito arrogante, o que o faz bater de frente com a personalidade forte de Sousuke e Gunpei. Despreza os Go-Onger por considerá-los fracos e despreparados, Mas aos poucos, ele vai aprendendo a ver as qualidades dos outros heróis. Com isso, ele gradativamente vai deixando de ser impassível e se tornando mais tolerante e amável. O personagem é interpretado por um veterano dos tokusatsu, o ator Hidenori Tokuyama que também interpretou o Kamen Rider Killer Bee/Kamen Rider Kick Hopper em Kamen Rider Kabuto de 2006.

O orgulhoso Hiroto é um dos melhores personagens da série!
Sua parceira e irmã é a Go-On Silver, Miu Suto, que assim como ele, começa desprezando os demais Go-Onger. Miu tem uma devoção e respeito enorme pelo irmão, e age muitas vezes como uma "princesinha" da equipe, um pouco mimada e com um ego enorme, mas também amadurece e passa a respeitar os outros Go-Onger, como seu irmão. Ela funciona muito bem com Saki, formando uma boa dupla de garotas bem como desenvolve um  interesse amoroso em Sousuke.

A "princesinha" Miu Suto, a Go-On Silver!
Os vilões são uma parte importante da história. Os Gaiark oscilam bastante entre bons e maus momentos, usando monstros cruéis e com poderes difíceis de enfrentar algumas vezes. Algumas vezes porém surgem monstros bem bobos e planos até meio sem sentido. No decorrer dos avanços da série, novos generais Gaiark vão aparecendo, e especialmente no final, dois vilões cruéis surgem e acontece uma reviravolta bem dramática com os Gaiark como um todo. Claro, não vou revelar spoilers! Assistam que vale a pena conferir.

As lindas guerreiras da equipe: Saki e Miu! 
Primeiro, vou destacar aqui os cinco primeiros generais o mal: Yogostein, o ministro da poluição da terra que as vezes parece bem cômico, mas é bem determinado em destruir os heróis, criando máquinas terrivelmente fortes pra atacar a terra. Kitaneidas, O ministro da poluição do ar, especializado em monstros que utilizam truques sujos como venenos pra derrotar os inimigos. E a bela Kegalesia, ministra da poluição da água, que forma bons momentos cômicos com Kitaneidas.

O trio de vilões principais! Da esquerda pra direita: Kitaneidas, Kegalesia e Yogostein! 
Destaco também Hiramekimedes, vilão estrategista e implacável que causa até medo nos Engines e o atirador implacável Kireizky, que leva os Go-onger ao desespero! Enfim, tem muitos vilões legais. Assim, como os Engines, os Gaiark costumam usar algum tipo de palavra estranha no final de toda frase. Enquanto os Engines usam onomatopeias (geralmente imitando o som de veículos, animais ou frases em língua estrangeira) Os Gaiark usam um tipo de sufixo, como por exemplo Kegaleisa que usa a frase "degojaru" no final de cada frase dita. Talvez não faça diferença pra nós que não somos falantes do japonês, mas pra  quem entende o idioma, isso parece ser algum tipo de trocadilho. Aliás, trocadilho é o que não falta na série, referência a cinema, humor bem pastelão e situações que de tão absurdas, se tornam cômicas.

Mais vilões vão surgindo e dando muito trabalho pros heróis!
Os Engines também são parte determinante da história, mas por serem muitos personagens, decidi falar pouco deles, pra tornar o texto o mais sucinto possível. Os Engines são simpáticos, fortes e heróicos, e formam boas duplas com seu ranger respectivo. Eles não podem permanecer por muito tempo em sua forma original na terra (Todos os Engines tem tamanho gigante). Porém, ao terem suas "Engines Souls", uma especie de chip com a alma dos bichinhos, conectadas a miniaturas dos seus corpos, eles voltam ao tamanho gigante e viram veículos de combate. Além disso, eles podem fazer os "Gattai" e formar os robôs gigantes da equipe. A diferença é que enquanto os Engines dos Go-Onger são predominantemente veículos terrestres (carros, motos caminhões, ônibus...) os veículos dos Go-On Wings são  aéreos (aviões e helicópteros). Também precisa se falar do simpático Bomper, um robozinho camarada que serve de "navegador" dos Go-Onger, teletransportando os engines, ajudando a consertar as máquinas e detectando a aparição de monstros enviados por Gaiark.

Os Engines que se unem e formam os Mechas da equipe
Por fim, Go-Onger é um sentai bem "maluco", cômico e como eu disse anteriormente, não se leva tão a sério. Mas pensando bem, talvez esse seja o grande trunfo da série: humor ingenuo e pastelão, trocadilhos, muitos momentos parodiando a si mesma e personagens bem construídos que cativam o telespectador. Existem sim episódios dramáticos e a ação tem aquela qualidade já esperada das séries da franquia. Também não posso deixar de puxar a orelha pra alguns errinhos, como alguns episódios bem bobos que nada acrescentam a série e alguns personagens deixados de lado (coisa que a gente espera, já que a série tem muitos personagem em tela e é difícil dar muito destaque a todos). Mas são erros perdoáveis, ante a toda a diversão que a série pode proporcionar. E vocês já assistiram a série? Curtiram? Deixem sua opinião nos comentários. Grande abraço e até mais!

O robô navegador da equipe! O Simpático Bomper


Um comentário:

  1. Assisti poucos episódios ainda, mas pelo pouco que eu vi, eu já gostei da série. O humor não parece ser excessivo que nem Kamen Rider Den-O (série que eu não suporto) e também não parece ser só uma tentativa frustada de fazer uma paródia do gênero (que nem Carranger). Vou terminar de assistir para ter uma opinião melhor. Na época que foi lançado, tinhamos séries incríveis como Boukenger, Gekiranger e, depois, Shinkenger, aí fica difícil comparar. Se Go-Onger fosse lançado hoje, seria visto com bons olhos pela maioria (acho eu, pelo menos).

    Enfim, muito boa a crítica.

    ResponderExcluir