quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A Pedra do Tesouro - O Curta Metragem "Perdido" dos Trapalhões

O ano de 2018 já começou dando um grande presente para os eternos fãs de Os Trapalhões. Após anos e anos de pedidos incessantes dos fãs por reprises do programa do quarteto mágico do humor, o Canal Viva, do grupo Globo, finalmente cedeu e no dia 1º de janeiro começaram as reprises do humorístico às 20:15, de segunda à sexta. Os programas exibidos são os de 1988. Para comemorar este grande presente, nós aqui da Confr4ria, como grandes fãs de Os Trapalhões, resolvemos assistir a toda filmografia do quarteto, que conta com 42 filmes e um curta metragem de aproximadamente 9 minutos, para dar nossos pitacos acerca das películas dos humoristas. Claro, que para começar, temos que começar do princípio, e para isso, vamos começar falando sobre o primeiro curta metragem deles, protagonizado apenas por Didi e Dedé. 

Didi e Dedé em seu primeira curta metragem
O curta foi produzido em 1965 por Roberto Farias e conta com Renato Aragão e Dedé Santana como seus protagonistas. O filme foi a estreia de Renato nos cinemas, mas como ele só foi lançado comercialmente em 2005 como um extra do DVD do filme-documentário O Mundo Mágico dos Trapalhões, filme de 1981, que foi relançado em 2005 como parte de uma coleção de filmes do quarteto, acabou que a estreia "oficial" dele nos cinemas ficou por conta do filme Na Onda do Iê Iê Iê de 1966. 

Capa do DVD que vem o curta como extra
Na trama do curta Didi e Dedé estão atrás de um tesouro escondido embaixo de uma imensa pedra que eles não conseguem tirar do lugar por nada. Além da pedra gigante, eles ainda precisam lidar com bandidos que também estão atrás do tesouro. O interessante deste curta é que ele é mudo. Ninguém fala neste filme. Aqui já vemos a dinâmica entre a dupla já lembra bastante a dinâmica exercida por eles nos outros filmes dos Trapalhões e também no programa de TV, que ficou do ar de 1977 até 1995. 

Didi e Dedé tentam arrumar uma forma de retirar a pedra de seu caminho
As situações apresentadas no filme lembram bastante alguns episódios de desenhos clássicos como Pica-Pau, Pantera Cor-de-Rosa, Pernalonga e outros. É engraçado assistir ao curta e ver Renato Aragão ainda com bastante cabelo e ele todo pretinho ainda. Até mesmo Dedé está com mais cabelo. 

Olha os dois novinhos aí (e com bastante cabelo!!!)
Recomendamos A Pedra do Tesouro para os fãs de Os Trapalhões que querem assistir a toda a filmografia do grupo, assim como iremos fazer. Além de ser algo bem raro, é divertido demais e vale por ser algo tão histórico, afinal de contas, não é todo dia que vemos a estreia de Didi nos cinemas e nem tão pouco o primeiro filme de Didi e Dedé juntos. Nos vemos então no próximo post em que iremos falar sobre o primeiro longa metragem dos Trapalhões. Fiquem com o curta aí embaixo, ô psit!


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário