sexta-feira, 2 de junho de 2017

O Professor Aloprado (1963): Um Grande Clássico do Humor

Um dos gêneros que mais gosto em filmes é o gênero da comédia. Já tivemos e temos inúmeros grandes astros que marcam gerações com a facilidade em fazer rir, e definitivamente, Jerry Lewis está entre eles. Há um bom tempo que tinha curiosidade em assistir um dos seus filmes mais famosos do mundo (se não for o mais famoso): Professor Aloprado. Pois bem, por esses dias finalmente consegui assistir esse grande clássico, e como eu ri e me diverti.
Poster do filme de 1963
Professor Aloprado foi escrito, protagonizado, dirigido, e co-produzido por Jerry Lewis em 1963 para a Paramount Pictures. O filme conta a história do ingênuo, tímido, calmo e meio abobalhado Professor Julius Kelp (Jerry Lewis). Ele dá aulas de química numa faculdade e após ser humilhado por um de seus alunos valentões, decide entrar numa academia para ganhar massa muscular e força para nunca mais ser humilhado novamente. Claro que as cenas do pobre Professor Kelp tentando realizar os exercícios já são uma comédia a parte.

Professor Kelp tenta fazer exercícios físicos numa academia
Após tentativas frustradas, Julius decide ir para a área que ele conhece e domina muito bem: a química. Professor Kelp desenvolve então uma fórmula que o deixaria forte da noite para o dia, mas acaba se tornando uma outra pessoa totalmente diferente! Ele passa ficar confiante, dá umas pancadas nuns alunos abusados, passa a beber e fumar, mexe com todas as mulheres e vira um homem irresistível. Nasce aí então uma outra personalidade no Professor chamada de Buddy Love (nome que ele bola na hora no improviso).

O galanteador Buddy Love
Assim começam as confusões na faculdade, pois a fórmula dura um curto período de tempo, fazendo com que Professor Kelp e Buddy Love entrem sempre em disputa para ver quem fica mais tempo no corpo e quem domina mais o outro. Nesse meio tempo ambos despertam interesse pela bela Stella Purdy, uma das alunas do Professor Kelp.

Professor Kelp e a bela Senhorita Purdy
O filme é claramente inspirado no clássico literário O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson. O filme foi um sucesso de crítica e audiência na sua época e acabou gerando uma refilmagem em 1996 estrelada por Eddie Murphy e produzida por Jerry Lewis. Em 2008 O Professor Aloprado teve uma sequência direta do filme de 1963 chamado de O Professor Aloprado também, mas num filme animado produzido por Jerry Lewis e dublado também por ele reprisando seu papel como Professor Julius Kelp.

Refilmagem de 1996 com Eddie Murphy
A refilmagem de Eddie Murphy de 1996 é ótima e Murphy é muito engraçado e carismático, mas ainda prefiro o filme original de 1963. Jerry Lewis é engraçado demais e é impossível não rir das situações do atrapalhado Professor Kelp ou até mesmo do excesso de confiança de Buddy Love. As cenas onde Kelp interage com o Dr. Mortimer S. Warfield (Del Moore) são impagáveis.

Kelp leva mais uma bronca do Dr. Mortimer
Algumas pessoas acham que Buddy Love foi inspirado no ex-parceiro de Jerry Lewis, o cantor e ator Dean Martin. Lewis negou diversas vezes este fato e para mim, que sou fã de Dean Martin e que já vi vários filmes da dupla Jerry Lewis e Dean Martin juntos, posso afirmar que Buddy Love não tem absolutamente nada de Dean, apenas o charme.

A sequência animada de 2008
O Professor Aloprado ainda foi adaptado para uma peça musical em 2012, sendo dirigida por Jerry Lewis. O Professor Johnathan I. Q. Frink, Jr. de Os Simpsons é uma homenagem ao personagem criado por Lewis, que teve até mesmo um episódio onde seu pai apareceu e ele foi dublado por Jerry.

O Professor Johnathan I. Q. Frink, Jr.
Jerry Lewis nos ensina que devemos nos aceitar do jeito que nós somos e que não devemos tentar criar um falso personagem de nós mesmos, afinal de contas como o próprio Lewis diz no filme, "nós devemos aprender a gosta de nós mesmos porque iremos passar o resto da vida com nós mesmos". A cena final do discurso do Professor Kelp é bem tocante. 

Discurso final do filme
Então se vocês querem rir bastante, recomendo demais O Professor Aloprado, tanto o clássico de 1963 quanto a refilmagem de 1996. Assistam e vejam qual vocês gostam mais e qual faz vocês rirem mais. Se gostar de ambos igualmente melhor ainda, mas tenham cuidado para não caírem na lábia de um tal de Buddy Love....


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário