sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Santa Clarita Diet - Uma corajosa e inusitada comédia!

Drew Barrymore está de volta da maneira mais inusitada possível! 

Recentemente estreou na Netflix os primeiros 10 episódios de uma série bem curiosa. Santa Clarita Diet! Apesar do nome que mais parece de alguma série de drama ao estilo Desperate Housewives ou Gossip Girl, A série na verdade se foca na comédia com uma pitada de terror, fazendo uma mistura bastante singular (e pra não dizer bizarra) das típicas séries de comédia americanas com...ZUMBIS! (pera, Zumbi não! como diria a protagonista: "zumbi é um termo ofensivo")

Só mais um dia comum na vida de Sheila e Joel
Mas é isso ai! os clássicos mortos-vivos do cinema reaparecem aqui mas com uma proposta completamente nova e corajosa, mesclando sua atmosfera aterradora com muito humor nonsense e controverso. A série traz no papel principal a atriz Drew Barrymore, velha conhecida do cinema de comédia, que eu particularmente acho que tem um forte talento pra trabalhar nesse tipo de gênero. O carisma dela é um dos pontos fortes da trama, onde ela encarna a simpática corretora de imóveis Sheila Hammond, que de um dia pro outro acaba vomitando seu próprio coração e se transforma num zumbi comedor de carne humana. Sim, incrivelmente repentino e bizarro. Apesar disso, ela ainda mantém a aparência de mãe de família de classe média enquanto tenta descobrir alguma maneira de lidar com esse seu "pequeno contratempo" e descobrir a origem do problema, ao mesmo tempo que tenta viver sua vida normal tomando o devido cuidado de não acabar devorando os miolos de alguém! Ao seu lado, e dispostos a ajudá-la nessa chocante mudança, estão seu marido Joel (vivido pelo ator Timothy Olyphant) que tenta a todo custo achar uma cura pra esposa, e a rebelde filha do casal Abby Hammond (vívida por Liv Hewson) que tem sérias dificuldades de se acostumar com a nova "dieta" da Mãe. 

Sheila com sua nova e nutritiva dieta
Alguns outros personagens também roubam a cena na trama, como o Nerd atrapalhado Eric (vivido por Skyler Gisondo) apaixonado por Abby que acaba se tornando uma espécie de "cúmplice" da família Hammond, os ajudando a investigar mais sobre essa misteriosa mudança na vida de Sheila, os vizinhos da família, Rick (vívido por Richard T Johnes) um policial bem humorado e do xerife Dan (interpretado por Ricardo Antônio Chavira) um controverso agente da lei, desconfiado dos "novos hábitos" de seus vizinhos e marido de Lisa (vivida por Mary Elizabeth Ellis) uma dona de casa nada convencional e bastante, digamos..."extrovertida!"

A divertida dupla Abby e Eric

A série é carregada de sarcasmo e muito humor negro. Existe até uma certa banalização da morte e do assassinato, com a intenção de chocar e porque não, ironizar os padrões que estamos acostumados. Ela  acerta em cheio em criar um grupo de personagens muito carismáticos e incluir num cenário do clássico humor envolvendo uma típica família americana, a realidade dos clichês de terror e coisas do tipo. O humor é feito através da união de situações cotidianas mescladas com essa temática mais sombria, um tipo de mistura bem estranha de elementos mas que mesmo parecendo tão opostos entre si, casam bem aqui e  conseguem formar uma história coesa e convincente, acertando em cheio no que se propõe a fazer e proporcionando uma trama divertida e envolvente. 

Os Hammond fazem de tudo pra viver como uma família comum


É interessante também que apesar do humor nada polido e  politicamente incorreto, a série ainda tem uma dose de sensibilidade ao mostrar com sutileza um lado mais delicado dos personagens, destacando os laços de uma família que mesmo em situações difíceis e improváveis, lutam juntos pra manter sua união e amor e tentam resolver os problemas da melhor forma possível. É o tipo de coisa que pode emocionar quem assiste e cativar mais ainda, mesmo que as cenas de Gore deem aquele leve embrulho no estômago. Mas o foco mesmo da série são as risadas, com um episódio mais surpreendente que o outro, com um humor tão criativo que é capaz de fazer rir mesmo os mais ranzinzas! Mas é interessante como ela consegue agradar tanto quem gosta de humor como a galera do terror mais trash que também vai se sentir representada com as inclinadas pra propostas mais "assustadoras" que a série dá.  

Uma das "iguarias" dessa assustadora dieta!

Nem preciso dizer que a série não é pro público mais sensível! Com uso de drogas, piadas envolvendo sexo e temas polêmicos, é o tipo de humor que faz uma verdadeira paródia do senso comum e das convenções sociais estabelecidas. e é isso que torna tudo tão legal! Essa coragem que a série tem de sair do óbvio e usar o inesperado como elemento chave pra história. Afinal, o que você faria se de uma hora pra outra sua mãe/esposa sentisse aquela vontade incontrolável de comer carne humana? Quem gosta de coisas diferentes, tem a mente aberta e curte chorar de tanto rir, essa série é mais do que recomendada! 

O casal protagonista Sheila e Joel


Nenhum comentário:

Postar um comentário