quarta-feira, 6 de julho de 2016

Seijuu Sentai Gingaman



E lá vamos nós embarcar em mais uma aventura! Desta vez, embarcamos no excelente Seijuu Sentai Gingaman. Meses atrás, em um grupo de Whatsapp, comentei que Gingaman seria o sentai perfeito para assistir com as crianças num sábado, à tarde. À época, eu estava no meio dele, provavelmente lá pelo episódio 28. Agora, com Gingaman finalizado, vejo que minha previsão inicial se confirmou; Gingaman é um sentai excelente para iniciar os filhos na franquia, mas, principalmente, para mostrar a eles o valor da natureza e como preservá-la só favorece a vida de todos em nosso planeta.

Gingaman é um excelente sentai, principalmente pelo o que ele se propõe a fazer: sua simplicidade e sutileza. A história mostrada em Gingaman é singela, não tem a pretensão de ser o melhor sentai ou o mais inovador, mas se preocupa em contar sua história (que é ótima) de maneira concisa e de modo que quem assiste entenda perfeitamente o que ocorre, com suas nuances e mudanças. 

Um pouco da história:

3 mil anos atrás, os Piratas Espaciais Baruban invadiram a Terra em busca de destruir suas reservas naturais. Junto das Feras Estelares, a primeira geração do Gingaman travou árdua batalha contra os piratas e, após sua derrota, o Baruban foi aprisionado dentro de seu navio Majuu Daitanix. Passam-se 133 gerações, e um terremoto liberta os piratas de seu sono eterno. Sua missão continua a mesma: destruir a Terra, e caberá à nova geração dos guerreiros impedi-los, usando seus poderes da Terra, cada um representando um elemento distinto.

Moak, a árvore mentora, Ryouma, Hayate, Hikaru, Saya e Gouki.



Os Gingamen:

Ryouma, Ginga Red: um líder calmo, bastante seguro de suas decisões e que sabe interpretar muito bem o que os outros sentem, Ryouma pode figurar listas dos melhores reds, sem o menor problema. Conduz bem a equipe e não usa de autoritarismo para fazê-lo. Sua sensatez e sensibilidade lhe bastam. Seu poder Terra é o fogo.

Hayate, Ginga Green: tido como o segundo em comando, é mais racional em suas ações; gosta de analisar as situações para só então decidir-se. Seu poder Terra é o vento.

Hikaru, Ginga Yellow: o mais impulsivo da equipe, nem sempre disposto à acatar ordens, Hikaru gosta de agir de supetão. Seu poder Terra é o relâmpago.

Saya, Ginga Pink: embora possa parecer mais introvertida e frágil, Saya não perde para nenhum dos outros Gingaman no quesito combate. Ela é tão calma quanto Ryouma e Hayate, mas sua sensibilidade aflora mais nas situações. Seu poder Terra são as flores.

Gouki, Ginga Blue: o mais engraçado do grupo, é o "Bruto que também ama". Gouki protagoniza os momentos mais hilários e românticos da temporada. Muito forte e correto, faz todo o possível para defender os inocentes, não importando os custos. Seu poder Terra é a água.

Hyuuga, Bullblack ou Kurokishi: o nosso cavaleiro solitário. Um pouco mais duro que os demais, Hyuuga é o mais hábil no combate corpo-a-corpo. Sua personalide difere da de Ryouma em alguns aspectos, mas ambos dividem os ideias de justiça. Seu poder Terra é o universo.

Capitão Zahab, Shellinda, Illies, Sambash, Batbass, Budoh, Businera e os Yatottos.


Os Barubans:

Cada general define um arco diferente de Gingaman. Com exceção de Shellinda e os Yatottos, os demais vão chegando conforme a necessidade do Capitão Zahab. Basicamente, eles funcionam como capitães de times, e cada um traz consigo um determinado número de vilões, cada qual correspondente ao estilo de seu capitão. Alguns dão mais trabalho do que outros, especialmente Shellinda, Batbass e Businera.

As mechas:

Gingat, Gingarilla, Gingaleon, Gingalcon, Gingaverick formam Gingaioh.

Gingaioh.

O robô de Gingaman é composto por cinco Feras Estelares (Seijuu), cada qual correspondente a um dos membros. São os seres protetores da galáxia e despertam assim que a ameaça Baruban reaparece sobre a Terra. São dotados de sentimentos e em sua forma animal, cada um dos guerreiros posiciona-se por sobre eles. Passam por uma transformação em seres mecânicos antes da formação final do robô. Isto ocorre em cada episódio, e conforme Gingaman avança, surgem mais animais. Não tantos como em sentais mais recentes, o que é bom.

Pontos fortes de Seijuu Sentai Gingaman:

A história gostosa de assistir, cheia de mensagens positivas e do respeito à mãe natureza. Personagens carismáticos e o bom desenvolvimento da trama. Inimigos que conseguem bom destaque, seja pelo lado cômico ou pelo visual, personalidade e etc. A simplicidade, o tom ingênuo e até romântico dos episódios, a reta final muito eficiente (eu diria eletrizante, mas sou apenas eu "falando"), as lindas músicas de abertura e encerramento, tudo isto faz de Gingaman um conjunto excelente.

Pontos fracos de Seijuu Sentai Gingaman:

Eu não identificaria algum em específico, apenas o seguinte: Gingaman pode não agradar quem procure sentais muito sérios, violentos ou com fortes cargas dramáticas, até mesmo muito humor. Gingaman apresenta todos estes elementos de maneira bastante sutil, cada coisa medida de maneira a compor uma temporada bem-feita. Talvez não agrade tanto os fãs mais velhos, mas isto é subjetivo, evidentemente.

Veredicto:

Como dito no início do texto, Gingaman é o sentai perfeito para assistir com os filhos num sábado, à tarde. A história tem todo um tom familiar, sem grandes sustos, e com um ótimo conteúdo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário