terça-feira, 12 de julho de 2016

Gogo Sentai Boukenger - 10 Anos do Esquadrão Vibrante!

Os aventureiros completam 10 anos em 2016

E aí Pessoal! Hoje resolvi falar sobre um dos meus tokusatsus favoritos, e uma série que considero obrigatória pros fãs dos Super Sentai. O Sensacional e Emocionante Boukenger!

Bouken Black em Ação
A pouco mais de 10 anos, estreava na TV Japonesa, precisamente no dia 19 de fevereiro de 2006, esse que é (na minha humilde opinião) um dos melhores (senão o melhor) super sentai dos anos 2000. A série comemorava os 30 anos da franquia dos heróis multicolores, e trazia elementos que rememoravam as séries mais antigas, quase como se os produtores resolvessem pegar tudo o que deu certo nas séries dos últimos 30 anos e unir numa só. Também apresentava um dos enredos mais bem desenvolvidos em sagas do gênero e claro, também tinha novidades que foram introduzidas na série, dando sua identidade própria em meio as séries da franquia que existiam e nas que existiriam posteriormente. O título de "esquadrão vibrante" é mais do que adequado!

O sentai Vibrante: Boukenger!
Falemos do enredo: A série conta a história dos Precious, poderosas relíquias espalhadas pelo mundo conhecido, das mais diversas origens e vindas das mais remotas civilizações, todas com poderes e características únicas. Claro, tais relíquias extremamente poderosas despertaram a ganância de muitos que as desejam usar em interesse próprio. Para evitar que isso aconteça, surge a Search Guard Sucessor (ou SGS), uma organização que objetiva proteger essas relíquias daqueles que possam usá-las para propósitos escusos, e para auxiliá-los nessa empreitada, eles criam um esquadrão especial para entrar em combates e aventuras para recolher e proteger tais relíquias, que é o Gogo Sentai Boukenger (Traduzido: Esquadrão Vibrante Boukenger) formado por jovens aventureiros que, com as armas e recursos da organização e com muita coragem enfrentam diversos perigos para evitar que os Precious ofereçam risco a humanidade. 

Akashi tentando recuperar um Precious
Podemos perceber que é um enredo bem único em relação ao de outras séries da franquia, e que essa temática traz um bom leque de possibilidades de aventuras. Isso é um dos pontos fortes que Boukenger traz. As histórias tem um plano de fundo muito bem arranjado que aliado a episódios bem escritos, oferece aventuras emocionantes e elaboradas. Mas o quesito que mais chama a atenção é com certeza a construção dos personagens. Todos são muito bem apresentados e suas histórias aprofundadas no decorrer da série. Logicamente, alguns mais, outros menos, mas no geral os heróis são mostrados de maneira tão inteligente que é impossível não se simpatizar com eles. 

O time bem diversificado de Boukenger
Interessante que cada um deles carrega um perfil de herói provavelmente baseado nos sentais mais antigos. O Red superestimado, a Yellow engraçada e meiga, o Blue brincalhão e conquistador, etc. Isso torna tudo ainda melhor, não só pela nostalgia e referências, mas também porque dá personalidade e alma pros personagens, tornando-os carismáticos e criando com eles identidade com o público. Interessante também que cada personagem tem seus dramas e objetivos próprios, que acabam sendo boas ligações para as aventuras e reviravoltas nos episódios. 

Todos os Boukenger em sua forma civil
Agora, o clássico resumo de cada integrante da equipe: 

Satoru Akashi, o Red líder
Satoru Akashi/Bouken Red: O Aventureiro Ardente, o obstinado líder da equipe. Dotado de um imenso respeito e admiração pelos outros membros, e um espirito de liderança inquestionável. Apesar de se colocar numa posição de seriedade quase todo tempo, tem alguns momentos onde carrega consigo boas doses de humor, revelando seu lado atrapalhado e personalidade emocional. Masumi, o Bouken Black, tem uma forte rivalidade com Akashi e deseja superá-lo. Mas nenhum inimigo consegue rivalizar tão bem com o Red como o vilão Ryuon, dos Jaku, com quem costuma protagonizar furiosos combates. Para os nostálgicos de plantão, sua personalidade se assemelha um pouco a dos reds com imenso "espirito de líder" dos anos 80, como Change Dragon ou Red Flash. Considerado o melhor aventureiro, os outros membros costumam se referir a ele simplesmente como "Chief" (Chefe). 

Shouta, o Blue garanhão
Shouta Mogami/Bouken Blue: O Aventureiro das Alturas, Um Blue arrogante e mulherengo, sempre cheio de ironias e com um sorriso no rosto. Um ex-agente secreto, que age também como informante dos Boukenger. Costuma rivalizar (e ter uma boa química) com a vilã Kaze No Shizuka. 

Natsuki, a ingênua Yellow
Natsuki Mamiya/Bouken Yellow: A aventureira Poderosa, mais jovem e infantil dos Boukenger, com uma personalidade fortemente ingênua. Muito meiga e confia facilmente nas pessoas, mas apesar disso, é uma lutadora dedicada. Boa parte do alívio cômico da série se baseia nela, que com seu jeito inocente, acaba criando momentos hilários nos episódios. Tem uma forte amizade com Masumi, que a encontrou desmemoriada e ferida em misteriosas ruínas, e desde então, passou a protege-lá. Recuperar suas lembranças é o principal motivo que a levou a se aliar aos Boukenger. 

Masumi, o Black valentão
Masumi Inou/Bouken Black: O Aventureiro veloz, Um Black de personalidade forte, que tem uma rivalidade grande com Akashi, desejando sempre superá-lo. Interessante notar que esse detalhe, que gera alguns atritos entre os membros da equipe, foi baseado na rivalidade entre Gai Yuki e Ryu Tendo, Black e Red respectivamente do sentai Jetman. Masumi muitas vezes gosta de fazer as coisas do seu jeito, mas no fundo, tem um bom coração. Tem uma forte amizade com Natsuki, e costuma ter seus maiores duelos com o vilão Yami No Yaiba. Se tornou um Boukenger apenas para pagar a dívida que tem com Akashi, pelo mesmo ter salvo sua vida. 

Sakura, a  Pink fria e poderosa
Sakura Nishihori/Bouken Pink: A Aventureira das Profundezas, é geralmente fechada, e sempre costuma colocar o dever acima de qualquer coisa. Por causa desse jeito bastante impassível, ela costuma censurar as atitudes dos outros membros da equipe. Sakura é uma ex-militar, e portanto, está acostumada a cumprir suas missões a qualquer custo. Mas apesar disso, ela se preocupa com seus companheiros, sempre procurando protegê-los. Além de habilidosa lutadora, é uma tremenda atiradora, que demonstra habilidades com ou sem seu traje de Boukenger, tornando ela uma das mais duronas Pink's dos Super Sentais. Tem um forte respeito por Akashi, que aos poucos, vai se revelando como um sentimento mais forte, o que faz com que ela seja, muitas vezes, a mais submissa as suas ordens. 

Eiji, um dos melhores membros extra
Eiji Takaoka/Bouken Silver: O Aventureiro Deslumbrante, e sexto Boukenger. é responsável por introduzir na história os vilões da tribo Ashu (que depois se auto-denominariam Questers). é filho da união de um humano e uma Ashu (espécies de criaturas sobrenaturais, geralmente malignas). Seu pai era um caçador de Ashus, profissão herdada por ele posteriormente. E é caçando os Ashus que mataram seu pai que ele se alia aos Boukenger. Geralmente gosta de agir sozinho, e tem uma personalidade relaxada e despreocupada (o que até gera atritos com Sakura) mas é um grande aliado e eficiente em combate. Tem de aprender a dominar seu lado Ashu, que o torna maligno e selvagem, para se tornar um herói digno de confiança. 

O expert dos equipamentos: Dr. Makino
Os Boukenger ainda contam com alguns aliados, como o Doutor Makino Morio, técnico responsável pela criação dos veículos e robôs da equipe, interpretado por Shigeru Saiki, ator que viveu Hayato Murakami, pai de Yuko na série Patrine. Mr Voice, o simpático avatar de computador que serve de ligação dos Boukenger com o quartel general da SGS, e posteriormente Zuban, uma espada mágica que se transforma num robô com diversas habilidades, encontrado por Akashi. Assim, os Boukengers partem em busca das várias relíquias, que apresentam cada uma suas peculiaridades. Cada Precious Possui um "Hazard Level" que classifica seu nível de raridade, poder e periculosidade, quanto maior seu nível, mais perigoso e precioso o artefato é. Para que algum item seja considerado um Precious é necessário que o mesmo apresente tecnologia e poder superior a tecnologia utilizada atualmente. 

Da esquerda pra direita: Os vilões Shizuka, Yaiba, Ryuon e Gaja
Um dos atrativos da série é que eles não lidam com apenas um império de vilões, mas com quatro! Cada com seus próprios planos, características e histórias, todos tentando usar os Precious para satisfazer suas ambições. Os vilões costumam ser tão carismáticos e interessantes quanto os heróis, proporcionando algumas reviravoltas e bons momentos na história. Algumas vezes, esses malfeitores podem até mesmo se unir, para tentar acabar com os Boukenger. Os vilões são referidos genericamente como Negative Syndycate. São eles: 

Yoshinori Okamoto como Gaja
Civilização Gordom: Liderados pelo sacerdote Gaja, eram uma poderosa e tecnológica civilização que vivia no Mar. foram selados por 40.000 anos. São despertados logo no primeiro episódio, e com o auxilio da tecnologia e monstros mecânicos de Gaja, pretendem recuperar seus domínios e expandi-lo pela superfície. Uma curiosidade é que o sacerdote é interpretado por Yoshinori Okamoto, dublê e ator conhecido por inúmeros Sentais, sendo alguns dos seus papéis mais famosos Galdan em Flashman, Bio Hunter Silver em Bioman, Oyobu em Maskman e Buba em Changeman. 

Ryuon, o Dragão Furioso do império Jaku
Clã Jakuryuu: Ou simplesmente Clã Jaku. São um clã de seres reptilianos (dinossauros e dragões) que pretendem ser a raça dominante da terra, revertendo-a a era jurássica. Seu líder é o raivoso Ryuon, um espadachim poderoso, e grande inimigo do Bouken Red nos combates. A origem de Ryuon é talvez uma das mais sombrias histórias da série. 

Os Ninjas Assassinos da Dark Shadow
Dark Shadow: Um clã de ninjas assassinos e mercenários, liderados por Gekkou, um ninja transformado numa coruja, que usando seus poderes místicos usa objetos pra criar monstros chamados Tsukumogamis. Ao seu lado, lutam também a atrapalhada Ninja Kaze no Shizoka (Shizuka dos Ventos) e o cruel e sombrio Yami No Yaiba (Lâmina da Escuridão). 

Os Diabólicos Questers
Tribo Ashu/Questers: Seres malignos selados pelo clã Takaoka (de Eiji, o Boukensilver). Dois deles, Rei e Gai, se libertam de seus selos, mas são derrotados pelos Boukenger. Usando a tecnologia da Civilização Gordom, eles renascem como Questers, e se tornam vilões regulares da série. Por seu sadismo e planos cruéis, bem como por não terem apreço a nada e ninguém além deles mesmos, considero-os dois dos mais cruéis vilões dos tokusatsus. 

Os monstros Ashu
Para lidar com esses inimigos poderosos, os Boukengers contam com uma gama de acessórios, que vão desde espadas, armas laser, equipamentos de suporte e veículos. E claro, os queridos e tradicionais Robôs Gigantes. Apesar de usar vários veículos, os equipamentos iniciais de cada Boukenger são os veículos gigantes Gogo Dump (uma espécie de caminhão, dirigido por Akashi), Gogo Gyro (veículo voador dirigido por Shouta), Gogo Formula (carro de corrida, dirigido por Masumi) Gogo Dozer (escavadeira dirigida por Natsuki) Gogo Marine (submarino de Sakura) e Gogo Fire (caminhão de bombeiros, conduzido por Eiji). Na série a equipe conta com 13 veículos, sendo 10 deles voltados a formar robôs com a equipe regular, e outros o robô de Eiji, o sexto membro. Existem várias combinações e fusões, os famosos Gattai

Miniatura dos veículos e um dos robôs de Boukenger
A série apresenta além de ótimas histórias, reviravoltas muito bem elaboradas, que geralmente criam muita tensão e drama nos episódios. Boukenger, diferente de muitos tokusatsus, não procura equilibrar o clima dos capítulos, A série pode ter episódios escrachadamente engraçados, meio a meio, ou profundamente dramáticos. Cada episódio é bem singular, apesar de se ligarem a história total de um jeito ou de outro. De toda forma, o andamento das aventuras fisga rápido, e é difícil sentir aquele clima de enrolação, que muitos Sentais tem até chegar no seu clímax. 

O trio Badass!  Sakura, Eiji e Shouta
As aventuras são divertidas, e o passar dos episódios é tão envolvente que quase não se nota quando se termina de assistir a série completa. Boas coreografias e uso inteligente dos cenários incrementam a ação e é uma das séries que mais valorizou, ao meu ver, o combate nos Robôs Gigantes. Em alguns episódios, o foco da história está exclusivamente neles, e algumas vezes, as máquinas são a resposta para se solucionar os problemas do capítulo. A série presta homenagens diversas aos Sentais anteriores, usando e abusando de elementos deles, bem como prestando sutis reverências, seja nas histórias ou na construção dos personagens. A partir do episódio 4, logo após o tema de encerramento, os heróis apresentam um esquete curto, resumindo a história e características dos sentais anteriores, no que é chamado de The 30 Super Sentai Encyclopedia, uma clara característica de Sentai comemorativo. 

Boukenger tem boas doses de Humor
O humor é bastante diverso, indo desde o sutil até o humor mais claro e escancarado, colocando os heróis em situações inusitadas e inesperadas, Assim como o drama, que introduz a equipe a momentos que os colocarão em xeque e desespero muitas vezes. Vale ressaltar que apesar de voltado ao público infanto-juvenil, Boukenger tem alguns momentos mais voltados ao público mais adulto, que podem ser notados desde o humor aos dilemas pessoais e problemas que os personagens enfrentam. As personalidades fortes dos protagonistas entram em conflito, e é bem comum os episódios focarem nas suas relações, na superação das diferenças e nos laços de amizade que vão se construindo entre eles no decorrer do tempo. A química entre os atores, aliada ao talento dos mesmos, torna tudo ainda mais intenso. Praticamente todos os personagens protagonizam episódios, e brilham em algum momento, apesar de perceber que o Blue e Black foram um pouco deixados de lado em certa parte da história, tendo sua importância recuperada nos capítulos finais. 

E boas doses de drama e tensão
Boukenger é um dos mais bem elaborados e divertidos sentais já feitos, e entra na minha lista dos melhores entre as super equipes e tokusatsus no geral. Alguns personagens e histórias são simplesmente inesquecíveis, e ao que tudo indica, a resposta do público japonês a série foi muito positiva. Uma ótima aventura, que vale a pena ser apreciada, tanto por quem já conhece os Super Sentais e pra quem não conhece, creio ser a melhor série para servir de "ponto de partida".  E é isso. Espero que assistam e como eu se encantem por essa fenomenal história. Valeu! 

Akashi mandando ver contra Ryuon!

Nenhum comentário:

Postar um comentário