sábado, 20 de fevereiro de 2016

Deadpool - A Possível Redenção da Fox


Deadpool já deu o joinha: pode assistir sem medo!

Esse é com certeza um dos filmes mais comentados recentemente: Deadpool. O mercenário tagarela que de personagem meio desconhecido do grande público vem crescendo cada vez mais entre a turma dos heróis Marvel. Claro, o carisma e a pegada humor nonsense e inconsequente, contribuíram muito pra popularidade do mesmo. E eu sou suspeito pra falar, acompanho o cara nas HQs e o bom humor e as piadas escrachadas realmente são um show a parte. Esse novo filme em especial também traz um gosto de redenção, frente ao que a FOX tem feito com filmes da franquia X-Men e do Quarteto Fantástico (Muitas bolas fora). E desde que o trailer do filme saiu, as expectativas acerca da obra estavam lá em cima. Esse foi um projeto demorado, que os fãs pressionaram o estúdio pra fazer direito, e acabou saindo bem acima das expectativas da própria FOX, que investiram um orçamento relativamente baixo no longa e estão recebendo um retorno bem maior e mais digno. Pelo menos até agora, na Internet e nas críticas, o filme tem sido muito bem recebido. Claro, não estamos falando de nenhum supra sumo, ou clássico eterno (me explico no decorrer do texto). mas sim, é um filme muito bom. 

Deadpool é amor, Deadpool é vida

Para Analisar pedaço por pedaço do Filme, resolvi fazer diferente hoje. Vou separar em tópicos e escrever parte por parte dos detalhes que me chamaram a atenção no filme. O bom disso que o texto (pelo menos pra mim) fica mais fluído. fiquem a vontade pra concordar, discordar, enfim. Vou procurar não dar spoilers, então, vamos lá: 

A boa química de Ryan Reynolds e Morena Baccarin rendeu um divertidíssimo casal

 - Humor: Esse é sem duvidas o ponto forte do filme. Humor puro e controverso, recheado de palavrões e referências obscenas, piadas com a cultura pop e sacanagem com um monte de gente conhecida. algumas vitimas que me lembro são o ator Liam Neeson e a banda Limp Bizkit que caíram na zueira do mascarado. se pudesse dar nota pro humor, seria 10, cheio de sacadas geniais, humor negro e nonsense. as famosas "quebras da quarta parede" que dão um toque único pro deadpool, que consegue falar diretamente com o público e até zuar a si mesmo, se possível. um diálogo genial, que fará você rir do começo ao fim. Ponto pro Ryan Reynolds, que desenvoltura incrível pro Humor! 

Fuinha se encrencando com Angel

- Atuações: Outro Ponto positivo. a começar por Ryan Reynolds. Ele É o deadpool! até o personagem pelo que me lembro já disse uma vez que se parecia com ele nas HQs! o cara tava super a vontade no papel, e você nota isso cada minuto do filme. Destaco também no resto do elenco, Ed Skrein com aquele sotaque britânico e tom ameaçador no papel do vilão Ajax, que apesar de bem diferente visualmente do personagem original,  soube ser cruel e odioso, ainda mais nas cenas onde ele tortura o pobre Wade. Morena Baccarin, o par romântico do mercenário tagarela, apesar de também diferente do visual da Copycat dos quadrinhos, teve uma boa química com Reynolds e muitos momentos deles juntos são de chorar de rir. O excelente Colossus, interpretado por diversos atores e animado em CG, ficou bastante caricato. Seu jeitão de bom moço e seu sotaque russo forçado serviram bem pra render mais interações cômicas com Deadpool. Gostei bastante também da atuação da vilã Angel, a mulher superforte e expressiva, vivida de forma bem bacana por Gina Carano, uma das beldades do MMA mundial (e que de fato, caiu como uma luva pro papel). A novata Brianna Hildebrand ficou bem no papel de Negasonic Teenage Warhead, conhecida aqui como Míssil (eu gostei dessa adaptação brasileira por nome,  muito mais simples, apesar de Negasonic ser, como diz deadpool "um nome super legal") sua personalidade de adolescente fria e desinteressada em tudo que acontece ali rendeu bons contrapontos ao jeitão caótico do Deapool. Destaque pra aparições especiais de Stan Lee e até do criador do Deadpool, Rob Liefeld! 

Deadpool e o bem caracterizado Colossus
 - Enredo: Agora vamos a parte chata, falar do que pra mim não deu certo no filme: o enredo. Porque não? eu vou explicar. Sabe aquelas reviravoltas, ou mudanças no enredo, ou ainda fatos que fazem você ficar ansioso pro próximo ato? pois é, faltou isso. Fora o humor absurdamente bom, sem ele o filme seria medíocre. A história é previsível, o começo, meio e fim, são bem clichês. Não tem nada inesperado, nada inovador na história. Você em determinado momento do filme já sabe o que vai acontecer. talvez ele tenha sido feito pra ser assim, quem sabe? Mas esse foi o fator mais fraco do filme ao meu ver. No geral o filme se ocupa muito em explicar a origem do herói e pouco em desenvolver o resto da trama. Creio que a sequência vai melhorar nesse quesito, pelo menos, deveria.


Ação é o que não faltou no filme
- Ação: Um filme do deadpool precisa ter Ação. E nesse quesito, fomos bem servidos. Muitas explosões, lutas muito bem feitas, tiros e sanguinolência pra Stallone nenhum botar defeito. 

Deadpool e Negasonic
- Efeitos: Vi muita gente reclamando dos efeitos especiais e visuais. Confesso que não vi o porque do Mimimi. Os Efeitos são bons sim. Não é nenhum Avatar de James Cameron, mas cumpre bem seu papel.

Deadpool enchendo o saco da adolescente Negasonic
- Adaptação: O filme foi dentro do possível, bastante fidedigno a sua versão da HQ. Claro, não dá pra esperar aquela fidelidade religiosa, mas dentro do esperado, veremos o autêntico deadpool ali e sua galeria de personagens. Claro, se compararmos com aquele fiasco do anti-herói que fizeram em X-men Origens: Wolverine, um projeto bizarro de Baraka do Mortal Kombat, está infinitamente melhor ( nem Deadpool deixou de zuar sutilmente esse fato). Alguns personagens, como a velha Al e o Fuinha deveriam ser  mais explorados, coisa que achei falha. Mas podemos ver um bom filme, tanto pra fãs do herói quanto pra quem conheceu o mascarado agora. 

"Porque é natal Dopinder, e estou atrás de alguém da minha lista de maus meninos"
Por fim, devo dizer que se você está incerto de ir ao cinema ver, eu digo que vale a pena, não vai jogar seu dinheiro fora. Deadpool tem tudo pra agradar quem gosta de um bom mix de humor e ação, ou mesmo quem curte essa nova onda de filmes de super heróis. A menos que você seja aqueles críticos de cinema chatos que gostam de ver subjetividade e fortes apelos filosóficos em tudo, esse é um bom filme. As vezes meio simples, direto, mas eficiente no que se propôs a fazer. Eu costumava achar que esse seria o melhor filme de herói do ano. Agora não tenho tanta certeza, mas de certo que está na concorrência pra ser. Ja assistiram? gostaram? comentem ae! 

O mercenário tagarela está esperando nos cinemas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário