quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ultraseven X - Reinventando a Lenda

Ultraseven X: Uma nova versão e novas ameaças

Olá Amigos! Desde de algum tempo tenho me dedicado a falar de algumas séries de uma franquia sensacional, que não via receber tanto foco em meio aos sentais e riders, que é a franquia Ultra. Depois de ver os episódios, vou dar minhas impressões da curtíssima série Ultraseven X, que inclusive está prevista para ser lançada no Netflix, ainda sem data especifica de lançamento, mostrando que os Tokus, em especial da família de guerreiros prateados de M-78 ainda tem força e está sendo uma das apostas dos sites de streaming. 


Ultraseven X e alguns dos inimigos mais marcantes


Ultraseven é sem sombra de duvidas uma lenda. Reverenciado por muitos como o mais lendário dos Ultras, a série já teve diversas homenagens e é considerada uma aventura a frente do seu tempo. Diferente de seu antecessor Hayata, Seven trazia um enredo mais complexo e episódios com histórias bem elaboradas, cheios de drama e que chamavam a atenção também do publico mais adulto. Eu poderia escrever muita coisa sobre a influencia e história do Seven. Quem sabe algum dia não? 


Seven e X: Duas gerações da mesma lenda


Mas falando do excelente X, a série surgiu em 2007, em comemoração aos 40 anos do herói original, e com apenas 12 episódios, foi exibida nas madrugadas do Japão. Ultraseven X concentra as características que fizeram o Seven original tão querido. Como ja falei acima, histórias bem elaboradas, muito drama, certa dose de tensão e é claro,  também inovou em muita coisa, apresentando um enredo, situações e estética bem própria. Destaco o plano de fundo da série, situando as aventuras num mundo futurístico. A maior parte da trama acontece na calada da noite, tudo isso aliado a ambientação numa metrópole distópica e a jogada de cores escuras das imagens, criando um ambiente bem Dark e futurista, na cidade onde se passa a história. 


X bem mais maromba que o original

Os clichês básicos da franquia são deixados de lado, dando origem a uma história bem singular. Os personagens também, recheados de mistérios e cenas de ação e figurino que me rememoram a franquia Garo. A história de X se passa num futuro aparentemente não muito distante, onde o governo vigia as pessoas constantemente, de muitas maneiras, mas principalmente através de imensos telões (que também são câmeras)  que flutuam dando informações e vigiando a cidade. Em meio a imensos arranha-céus, e ruas cheias de becos e luzes, onde todo tipo de coisa estranha parece acontecer, somos apresentados a Jin, um homem que acorda de repente num quarto sem lembranças de quem é ou do que fazia. Ele então recebe informações de uma bela e misteriosa mulher, que depois saberíamos ser Elea, que afirma que Jin tem uma importante missão e que ele seria o "salvador do mundo". Ela então entrega alguns itens a ele, sendo um destes o óculos Ultra Eye que permite a Jin se transformar no gigante vermelho Ultraseven. 

Jin usando o Ultra Eye


Ele então é contactado por uma organização misteriosa chamada D.E.U.S, que controla diversos agentes, sendo Jin um deles, que tem como missão combater ameaças alienígenas nas sombras. Escondidos do mundo,  devem resguardar a população de ameaças de outros planetas, os quais as autoridades comuns não podem lidar, todos com suas verdadeiras identidades desconhecidas, atendendo por codinomes como S,D ou K por exemplo. Quando um mistério ou perigo surge, os agentes de D.E.U.S são contactados onde estiverem por uma voz misteriosa em seus comunicadores parecidos com relógios, que dá a eles as ordens e informações básicas das missões.  Jin passa a atuar como agente e investigar mistérios ao mesmo tempo que combate ameaças alienígenas e tenta descobrir mais sobre seu passado e recuperar sua memória. Nas missões, ele acaba por formar laços com outros agentes como o divertido K (ou Kei) um cara de jeito despreocupado e mulherengo que seria o parceiro dele na maioria das missões e a comilona agente S. sendo eventualmente contactado por Elea, a misteriosa garota, que sempre dá a Jin conselhos e informações, desaparecendo misteriosamente. O que Jin não imagina é que o segredo de seu passado está ligado a uma forte trama de dominação global, que colocará seu mundo e outros mundos em risco.

Jin e Kei nos becos da cidade


No geral, Ultraseven X é uma série muito bacana, voltada prum publico mais velho, e que explora bem o mistério e o suspense nos episódios. Tendo um clima bem mais sério e com teor investigativo, o que não escapa a série de algumas tentativas de inserir humor, o que não dá muito certo devido a atmosfera extremamente misteriosa que circunda o mundo de X, que não abre espaço para isso. Mas pra falar a verdade, nem deveria, uma vez que a grande sacada dos episódios é justamente o clima de mistério e seriedade. Cada episódio apresenta problemas diferentes que precisam ser resolvidos, alguns com investigação árdua e dedução dos agentes da D.E.U.S. 

Jin, Kei e S em grandes momentos da série

Alguns são carregados de drama e de reflexões profundas sobre a vida, a existência humana, etc. Esse é um daqueles tokus que você no término de cada episódio para pra pensar e entender o que foi colocado nas entrelinhas ali. Não se limita apenas ao que se vê. São episódios de reflexão madura,  com mensagens profundas e questionadoras pra passar, Isso é claro, se o telespectador estiver disposto a prestar atenção e ler nas entrelinhas. Algumas vezes até mesmo a atuação do Ultra é colocada em xeque, onde Seven é questionado se deve agir ou não. Algumas vezes, derrotar o monstro não é a resposta mais sábia. Isso se há um resposta. 

X é com certeza um dos Ultras mais estilosos


Diferente da maioria esmagadora dos Ultras, Ultraseven X tem mais cenas de ação do herói em tamanho humano do que gigante. Isso sem falar nas cenas de combate do herói sem se transformar, que são lindas e muito bem coreografadas. A série da mais enfoque as tramas e aos conflitos dos episódios que aos combates em si, sendo que muitas vezes os episódios terão mistérios longos e combates de pouca duração. Os Personagens são bem explorados, dado os pouquíssimos episódios, uma vez que mesmo não se sabendo muito sobre os personagens, são todos bem cativantes, e é justamente esse clima de mistério e surpresas da série que a torna tão envolvente e emocionante. Não chega a ser algo com um enredo tão interligado e episódios tão cheios de questões quanto Kamen Rider Agito por exemplo, já que  X tem episódios com histórias fechadas, com muitas vezes não se focam no mistério principal, mas que de de certa forma complementam bem o todo da série. Culpo os poucos episódios por esse trabalho menos elaborado. faltou tempo pra criar uma atmosfera maior do todo da série, um desenvolvimento maior e mais lento, seria relevante pra melhorar ainda mais a história. Se a série consegue te deixar grudado na tela com apenas 12 episódios, imagine como seriam aqueles mistérios e reviravoltas de fazer saltar o coração da boca se tivesse pelo menos 39 episódios!

X enfrentando um exército de monstros


O único defeito grave da série é justamente sua duração. Por ser uma série curta, dá a impressão que os fatos correm numa velocidade grande, e não da tempo de fazer a trama dar 100% de si. o que é uma pena, já que por mais incrível que seja a série, sinto que se durasse mais, poderia ser ainda mais bacana. Ao que parece, a série surge mesmo como uma homenagem ao herói original, sem grandes pretensões de se consolidar. Claro, uma homenagem consciente, com história própria e mesmo com consideráveis diferenças, estamos falando do Ultraseven original aqui. Essa história narra a aventura do verdadeiro Herói, outrora se auto-intitulando Dan Moroboshi, esse Ultraseven se apresenta num novo e arrojado visual, num mundo diferente do universo natural das séries Ultra, pra desespero das viúvas que acham não ser esse o Ultraseven original. 

As câmeras do governo passando a falsa imagem de paz


Ultraseven X também tem um time de participações especiais de vários atores conhecidos, sendo alguns deles:


Kei (de branco) e Jin (de preto) 


 Kohji Moritsugu (o Seven original, Dan Moroboshi) aparece nos episódio final, junto com Yuriko Hishimi (a Anne da série original também) além de Ryohei Odai (o eterno Kitaoka/Zolda de Kamen Rider Ryuki) Nao Oikawa (que fez curtas aparições em Garo e Go-onger ) Yuki Ito (Makito Ozu/Magigreen de Magiranger) Hassei Takano (veterano, que interpretou papéis notáveis como Ultraman Agul de Ultraman Gaia, Tezuka/Kamen Rider Raia também de Ryuki e Hayato Ichimonji nos filmes Kamen Rider The First e The Next) e Mitsuru Karahashi (mais conhecido como Naoya Kaido de Kamen Rider 555 mas que também viveu outros personagens marcantes como Kagemaru de Lion Maru G e Juzou de Shinkenger) e dentre os protagonistas, também temos um rosto conhecido, a atriz Saki Kagami, que viveu a Queen Maya em Kamen Rider Kiva agora no papel de Elea. 

O elenco principal da série


Como já é de praxe, um pequeno resumo dos personagens principais:


O cabeludão Jin

Jin/Ultraseven X - O Protagonista desmemoriado, que vive confuso sobre quem é ou o que fazia. Como todo bom Ultra, é decidido e altruísta. Dotado de talentos investigativos, bom lutador e atirador, é sério e focado em descobrir seu passado. Vive sendo orientado por Elea e não sabe como recebeu seus poderes, mas nos momentos de perigo, pode se transformar em Seven para lidar com inimigos muito fortes.

Kei é o engraçadinho da equipe


Agente K ou Kei - Agente de D.E.U.S  que logo no inicio já demonstra ser bem humorado, equilibrando um pouco a seriedade de  Jin.  Mesmo parecendo despreocupado,  é um agente focado nas missões e auxilia de forma eficiente o protagonista nas investigações. Ao que parece, ele e S tem algum tipo de atração um pelo outro.

A chocólatra agente S


Agente S - Agente de D.E.U.S focada em atuar em missões disfarçada. Passa a auxiliar Jin e K a partir do terceiro episódio. K comenta que ela é provavelmente a agente mais apurada em combate corpo a corpo, coisa que ela faz questão de demonstrar no decorrer da série. Com um jeitão as vezes mal humorado e a compulsão por comer chocolates, ela é uma tentativa de colocar um pouco de humor na série. Ao meu ver não dá muito certo, mas ainda assim, é uma personagem essencial e divertida.

A Misteriosa Elea


Saeki Elea - Uma misteriosa garota que aparece em momentos oportunos para orientar Jin. No começo da série, havia a impressão que ela é fruto da cabeça do herói, o que não é verdade. Elea é quem deu a ele o Ultra Eye, que o possibilita se transformar em Seven. Sempre se refere a Jin como o "salvador do mundo." É uma personagem essencial pro mistério final e tem uma ligação emocional forte com X.


A série em breve estreará no Netflix


Outro detalhe é a marcante é a trilha sonora da série, a música "Another Day Comes" da banda Pay Money To My Pain, é uma das melhores trilhas sonoras que ja tive o prazer de ouvir num toku e se encaixou bem com o clima dramático e melancólico que a série tem. Pena a banda ter encerrado as atividades, devido a trágica morte do vocalista. Coincidência ou não, o cantor também atendia pelo nome artístico de K.

O clássico raio do Ultraseven


Ultraseven X foi bem marcante pra mim, por apresentar uma roupagem ainda mais sombria ao herói, mostrando o quanto as aventuras dos gigantes de luz pode ser versáteis. Uma pena  ser uma série curta com tão poucos episódios. Recomendo muito para qualquer fã, em especial os que curtem o seven original, também deveriam assistir e conhecer esse nova proposta e bela homenagem ao gigante vermelho.

Estilo do novo Ultra Eye


Abaixo, a música-tema da série:



Assistam porque vale a pena. Valeu!






Nenhum comentário:

Postar um comentário