sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Ultraman Max - Clichês, Acertos e Erros

o Gigante Ultraman Max

Como já falei aqui antes, a franquia Ultra tem séries que sempre valem a pena ser assistidas. E recentemente terminei uma que apesar de ser boa, apresenta alguns deslizes, mas que não deixam de tornar a série interessante. A família dos guerreiros de M-78 é conhecida por valorizar muito suas origens, sempre fazendo questão de mencionar as séries pioneiras e referenciá-las, seja na nostalgia ou mesmo repetindo clichês que surgiram com elas. A pouco mais de 10 anos atrás, estreava na TV japonesa esse que é o décimo sexto herói Ultra (pelas minhas contas) a surgir no nosso mundo, e um dos mais recentes heróis da era heisei dos gigantes de luz.

a equipe dos heróis da DASH


Ultraman Max é o sucessor de Ultraman Nexus (série exibida em 2004 que já falamos aqui) e vem com uma proposta completamente diferente de sua série anterior. Enquanto Nexus trazia um enredo com maiores reviravoltas e drama intenso, Max visa reaproveitar os clássicos clichês da franquia, e investir numa narrativa bem mais, digamos "light" que seu antecessor, com boas pegadas de comédia e com uma história mais direta, sem uma trama complexa. Obviamente, estamos falando de Ultraman, sendo assim a série também tem bons dramas e intensidade, mas em comparação com  o clima maduro e dramático da série anterior, não são quase nada. Outra questão que falarei acerca de Max é sobre outra marca registrada da série: Clichês. Bom? Ruim? depende do seu ponto de vista. Então, vamos lá.

Max enfrentando um velho conhecido

O pressuposto inicial da série é bem básico, e um detalhe negativo (pelo menos pra mim) em Max é que a série não procura te situar no mundo, tão pouco se aprofunda muito nas origens/motivações de seus protagonistas. Kaito Touma, um jovem que perdeu seus pais num terremoto, tornou-se alguém extremamente altruísta e sempre preocupado em ajudar os outros. A terra é alvo de constantes ataques de monstros e alienígenas e por isso, conta com a força tarefa especial DASH (Defense Action Squad Heroes) subordinada a UDF (United Defense Force) que é a força de defesa da terra para proteger o planeta e lidar com tais ameaças.

A carismática, porém pouco profunda, equipe da DASH

Kaito, que já tentou ingressar na DASH uma vez sem sucesso, acaba, durante um ataque de monstros e uma série de eventos, pilotando uma das naves da força tarefa depois de salvar a oficial Mizuki. Quando a nave é atingida, e aparentemente Kaito ruma para a morte certa, surge o guerreiro de luz Ultraman Max, que tocado pela coragem e altruísmo do rapaz, lhe concede a Max Spark que o permite se transformar no gigante e lutar contra os inimigos quando necessário.  A partir daí, a série narra o dia a dia de aventuras da equipe DASH composta por Kaito, Koba, Sean, Mizuki e Elly, além dos superiores capitão Hijikata, Chefe Tomioka e a especialista em ciências Professora Yukari.  Como disse antes, a série não procura se aprofundar demais nas origens de seus personagens, mas compensa isso trabalhando com maestria no desenvolvimento de alguns deles. Ja nos primeiros episódios, Kaito tem que enfrentar escolhas difíceis e se acostumar ao poder do Ultraman, aprendendo a usar seu dom adquirido com responsabilidade e não apenas para inflar seu ego.

Max e o lendário Gomora


Falando nos protagonistas em geral, no caso a equipe da DASH, todos eles tem pontos altos e baixos, e algum se desenvolvem mais do que outros. Mas a falta de investimento no passado deles deixa algo no ar. Quem são? porque são? porque fazem o que fazem? a ausência disso me deixou realmente decepcionado, claro, isso não torna a série ruim, mas é um elemento que ajudaria a rechear a história como um todo. Ainda assim, os personagens são bem carismáticos, bem humorados e as interações entre eles são boas de se assistir (falarei melhor disso depois).

Ultraman Xenon faz uma aparição relâmpago na série

Quanto aos efeitos especiais, visuais e design não há muito o que falar, é tudo muito bom, o visual de Max é bem chamativo e claramente inspirado no Ultraseven, desde os detalhes nos olhos, os golpes, etc. O grandão conta com uma infinidade de habilidades, desde raios, lâmina de ataque acoplada a máscara, que pode ser teleguiada e fatiar os inimigos, a Max Galaxy (um tipo de sabre que ele ganha em uma ocasião especial) e até a habilidade de criar campos de força. Max parece ser um misto de elementos de outros Ultras, tudo claro modernizado e modelado pra dar uma cara nova. mas ainda assim a série é cheia de algo que falei ali em cima, clichês. Ah, os clichês.

Chefe Tomioka (Susumu Kurobe) já viu isso antes...


E falando neles, uma coisa que reparo em Max, no enredo em si, é o esforço de se parecer com as séries antigas, e procurar rememorar as mesmas. A ideia parece ser a de tentar unir os clichês ja consagrados das séries antigas da franquia, em especial o primeiro Ultra de 1966 com elementos modernos. Sem falar nos monstros que já são clássicos da franquia como Zetton, Pigmon, Metron, Red King, Eleking e outros, que aparecem em versões mais modernas, e tantas, tantas referencias aos primeiros Ultras como Ultraseven e Jack que fariam o Capitão América fritar o cérebro querendo entender todas. Porque isso é bom? porque se somos fãs da familia Ultra, é sempre bom ver essas situações e rememorar outras séries que marcaram. Porque isso é ruim? porque, no caso de Max, ficar preso demais aos clichês, faz a série se focar demais a coisas que já são conhecidas, poucas novidades, muito mais do mesmo, que pode se tornar enfadonho.

Max e Red King fazendo pose pra foto

Outro elemento que reclamo é o ritmo das histórias. o enredo não tem muitas mudanças, e as que tem, são longas e demoradas de acontecer. cada episódio é um caso diferente, eles geralmente não se ligam entre si. isso pode ser ruim ou pode ser bom, vai do gosto de quem assiste. A franquia Ultra consegue usar o elemento "monstro da semana" sem cair na chatice, como acontece muitas vezes nos Sentais por exemplo.  No geral consegue trabalhar isso de maneira que os episódios te façam ficar ansioso pra ver o próximo.

 Kaito (Max) no recente crossover com Ultraman X 


Max porém, tem altos e baixos nesse quesito. Alguns episódios são incríveis, conseguem ter comédia, ação e até mesmo o drama já consagrado na franquia, como o episódio 15, um dos episódios que mais me emocionei e honestamente qualquer um com sentimentos vai achar aquele capitulo profundo e marcante, com uma mensagem de pacifismo e não-violência. Além de uma das atuações mirins mais incríveis que já vi. Creio que só esse episódio já valeu a série toda. Em compensação, tem alguns episódios que por mais que algumas vezes passem lições e ideias bacanas e complexas, são chatos e enfadonhos, e alguns que se resumem a "monstro aparece. ultra aparece. ultra bate no monstro, fim". Os Imperdoaveis  clichês que já apareceram em todos os Ultras anteriores além de monstros antigos fazendo coisas parecidas e as vezes iguais, que aparecem e tomam uma surra e fim. o que é horrível.

Um Ultra crucificado: onde foi que já vimos isso? 

Claro, tem alguns que são mais bem feitos que os outros, como o episódio da batalha contra o carrasco Zetton, que até chegou a ter uma "filha" na série. Tem alguns episódios que são pura zoeira, como o episódio em que Max enfrenta os monstrinhos gatos (como? sim, aqueles que fazem miau) e esquece como lutar (e faz poses ridículas) de tão bizarro, tornou-se um dos episódios mais engraçados que ja vi num Toku. Apesar disso, Essa variação, que não mantêm um padrão de episódios pra mim é desagradável, pois você cria uma expectativa nos episódios e depois se decepciona, vendo um episódio absurdamente bom e outro desnecessário, praticamente um filler. E o pior, por não ter uma trama mutável (episódios que modificam significativamente a história) vai dando aquela impressão que a série não muda nunca!

Professora Yukari (Hiroko Sakurai) também ja viu isso antes...


Mas falando das partes boas, Max tem uma enxurrada de participações especiais e atores já famosos em Tokus. dos que eu me lembro, posso citar Kenzaburo Kikuchi, o Shiro Kenzaki de Kamen Rider Ryuki,  Nao Nagasawa que fez Hurricane Blue de Ninpu Sentai Hurricanger e a professora Haruka em Kamen Rider Fourze a atriz e modelo Hiromi Eguchi que fez Mio tendo em Genseishin Justiriser o Ator Ryohei Odai, que fez participação especial em Garo e viveu o advogado canastrão Kitaoka Shuichi em Kamen Rider Ryuki e a equipe de veteranos Susumu Kurobe, o eterno Shin Hayata, o Ultra original, aqui fazendo papel regular do general Tomioka junto com Hiroko Sakurai que viveu Akiko também no Ultra original , atuando aqui como a Professora Yukari e Masanari Nihei, o  atrapalhado Ide também no Ultra Hayata.  Por fim temos também  Kohji Moritsugu, o imortal  Ultraseven/Dan Moroboshi. Ufa! haja gente famosa! e esses são só os que me lembro! creio que tem mais.

As naves da equipe: As Dash Birds!

Os Personagens no geral são bons, mas como já disse, a ausência de trabalho no passado deles torna alguns bem rasos. isso se compensa  nas interações e desenvolvimentos deles durante a série. O único que cresce absurdamente na série ao meu ver é o protagonista, que no decorrer dos episódios, ganha mais experiencia e lida com problemas de maneira melhor. alguns personagens são bem ocos, como o oficial Koba, praticamente apagado em muitos momentos ou mesmo o capitão Hijikata. Em compensação a alguns que são fenomenais, como Sean e a andróide Elly. vou falar um pouco sobre a equipe da DASH pra vocês entenderem melhor: 

O esforçado Kaito Touma

Kaito Touma/ Ultraman Max: O protagonista. como já falei, que cresce muito nos episódios. Nos primeiros ele tem uma aparência de inexperiência, leva boas surras e age por impulso, coisa que muda significativamente quando os episódios vão se passando. É geralmente sério, e tem um altruísmo quase messiânico, sempre disposto a se sacrificar pelos outros. dedicado, suas atitudes pro-ativas para o bem das pessoas o fizeram ser escolhido pra ser o portador humano da luz de Ultraman Max.

A inconstante oficial Mizuki

Mizuki Koishikawa: A Oficial Mizuki, com uma personalidade que os fãs de animes chamam de "tsundere" garota que tem alterações de humor, sendo agressiva e posteriormente fofa. ou vice-versa, apesar de não ser uma constante ela agir assim na série. é uma oficial bastante dedicada e após ser salva por Kaito, revela sentimentos por ele, sendo ciumenta algumas vezes.

O apagado Koba Kenjiru
Kenjiru Koba: O impulsivo da equipe, marrento e age geralmente sem pensar. apesar disso, Koba não consegue ser um personagem tão bem trabalhado individualmente, com exceção de poucos episódios protagonizados por ele. suas melhores aparições geralmente vem de elementos cômicos, surgidos de sua parceria com Sean.

O inventor atrapalhado Sean White 

Sean White: Um raríssimo exemplo de ator/personagem ocidental numa série de Tokus. Sean rouba a cena como inventor da equipe, e grande alivio cômico, em especial em sua parceria com Koba. Fica nítido também o quanto o ator americano Sean Nichols que encarna o personagem evolui na pronuncia do japonês. Li por ai que ele participou de um programa infantil que busca ensinar inglês para crianças japonesas, e por isso se tornou bastante popular por lá. Sean é membro da DASH transferido pela divisão norte-americana devido a seus talentos como inventor. É um personagem bastante cômico, e um dos melhores da série.

O manda - chuva capitão Hijikata

Capitão Shigeru Hijikata: O típico capitão padrão de equipes Ultra, dedicado a proteger e orientar seus subordinados. tem bons momentos, mas no geral é um personagem pouquíssimo explorado. 

A linda e divertida Elly 

Elly: A incrivel andróide Elly é a personagem de suporte da equipe, que protagoniza alguns momentos interessantes e bem humorados na série. fiquei impressionado com a atuação da atriz Hikari Mitsushima, que interpretou a andróide tendo atenção nos mínimos detalhes. Desde o jeito robótico de andar, mover o corpo e principalmente, por ela não piscar em muitos momentos. fiquei impressionado como ela conseguia fazer isso em cenas demoradas, com certeza um papel que exigiu certa concentração e esforço. Elly é carismática e busca, apesar de ser uma máquina, compreender os sentimentos humanos. posso dizer que é a personagem que mais gostei na série.

Ultraman Max tem seus altos e baixos

Esses são apenas os membros principais, ha também a galera de suporte como o Chefe Tomioka e a Prof. Yukari, que apesar de boas aparições e atuações, são personagens secundários. No geral, a série consegue sim ser boa, com alguns episódios marcantes e personagens divertidos de se ver. Alguns episódios se destacam mais pelos combates e também pelo dramas mais elaborados, mas ainda sim, Max me desapontou um pouco por se prender demais a elementos já feitos e excesso de repetição, ainda que, os episódios melhorem consideravelmente perto do final. eu acredito que ali haja um exagerado uso dos clichês e referencias das séries anteriores. As participações especiais, apesar de bem bacanas, reforçam isso.

Max fatiando uns dos inimigos


Algumas vezes falta mais da identidade do próprio Max como herói, que passa despercebido perto da lembrança de Ultras que já foram. Sobre o humor,ele quebra um pouco aquela coisa mais séria que algumas séries da franquia tem além de ser um humor leve e não forçado, que faz rir naturalmente. Mas com certeza o ponto fraco maior é com certeza a série criar episódios de eventos isolados, sem ligação nenhuma um com outro ou mesmo com um enredo mais elaborado. alguns episódios, como o 28 onde um alien destruidor de mundos veem ao planeta simplesmente apanha e vai embora. São simples demais! alguns monstros parecem não ser trabalhados, eles chegam lutam e fica por isso mesmo!

O design de Max cheio de referencias ao Ultraseven

Concluindo, Max é sim um bom Toku, com boas chances de agradar os fãs da franquia e mesmo quem gosta de ver uma série divertida, sem compromissos. Mas não espere ver novidades e grandes inovações aqui. E como ja disse, alguns detalhes fazem decair em relação a outras séries. se fosse colocar em números, de 1 a 10, a série valeria um 8.  mas as impressões de cada pessoa podem ser diferentes, por isso assistam e comentem o que acharam. Valeu!

A arma Max Galaxy
Abaixo o vídeo com a abertura da série: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário