sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Tuff Turf - O Rebelde - Classicão do "Cinema em Casa"

Quando somos mais jovens, histórias sobre dificuldades em adaptar-se a novos meios, ser aceito e mudanças são as histórias que fazem com que nos identifiquemos mais fácil e rapidamente, não que estas histórias não atraiam as pessoas um pouco mais velhas também, mas é inegável que na adolescência elas chamam mais atenção. Com isso em mente, Greg Collins O'Neill, Murray Michaels e Jette Rinck escreveram Tuff Turf, aqui no Brasil conhecido como Tuff Turf - O Rebelde, sucesso absoluto nas videolocadoras de todo o país e sucesso garantido das saudosas tardes de "Cinema em Casa" do SBT. Distribuído pela New World Pictures em 1985, o filme trazia um ainda desconhecido James Spader como protagonista e um ainda jovem problemático Robert Downey Jr. como coadjuvante.

Poster do filme
Morgan Hiller (o ótimo James Spader) é um jovem rebelde. Sua família faliu financeiramente e todos tiveram que mudar-se de Connecticut para Los Angele. Ele sempre sofre comparações com seu irmão mais velho e bem sucedido, algo que o incomoda profundamente. Uma noite, dando uma volta em sua bicicleta para conhecer a vizinhança, Morgan salva um senhor de ser assaltado por uma violenta gangue local liderada pelo valentão Nick Hauser (o nojento Paul Mones) e sua linda namorada, Frankie Croyden (Kim Richards). No dia seguinte, no seu primeiro dia na escola, como se já não fosse difícil o bastante ter que adaptar-se a uma nova escola e novos colegas, Morgan dá de cara com Nick e sua gangue estudando no mesmo lugar. Pronto. Está armado o início do inferno na vida de Morgan.

Morgan e Frankie, uma relação perigosa
Para piorar tudo, surge logo uma incrível atração entre Morgan e Frankie, algo que não deixa nada contente o prepotente Nick. Daí em diante, Morgan passa a sofrer ataques, armações e todo tipo de coisas que vocês possam imaginar, até mesmo, uma surra no vestiário da escola. O único apoio que o jovem Morgan encontra no novo colégio é do doidinho gente boa Jimmy Parker (Robert Downey Jr, que sempre dispensa comentários). A guerra está declarada e cabe agora a Morgan lidar com sua paixão por Frankie e lidar com a retaliação de Nick e sua gangue. 

Morgan passando apuros no seu primeiro dia na escola
Sou extremamente fissurado neste filme e perdi a conta de quantas vezes já o assisti, seja em tempos do antigo VHS alugado ou na TV quando este passava direto. Logicamente, que tenho uma cópia em meu HD para assistir toda vez que der saudade. As atuações do filme são boas, a história envolve e nos pegamos torcendo desde o começo para Morgan e odiando as atitudes do metidão Nick. Hoje em dia, Nick e sua turminha seriam considerados os reis do bullying.

Nick e Frankie, uma relação baseada em ameaças e violência
Cenas inesquecíveis do filme para mim são incontáveis, mas posso destacar quando Morgan salva o senhor de ser assaltado por Nick e sua gangue, o confronto entre Morgan e Nick no colégio que termina com a bicicleta de Morgan destruída, a invasão ao clube dos bem-sucedidos, o ataque ao pai de Morgan, o confronto entre Morgan e seu irmão, o romance entre Morgan e Frankie, entre tantas outras cenas. Logicamente que o confronto final de Morgan e Nick são inesquecíveis.

Morgan é gente boa, mas não o irrite!
A trilha sonora do filme é outro show a parte. As músicas do filme são muito boas e destaco principalmente o tema principal de abertura, "Love Hates" cantada por Marianne Faithfull, e "I Walk in the Night" cantada por Paul Carney e dublada por James Spader na cena da invasão ao clube. Além de serem excelentes músicas, as cenas em que essas músicas tocam ficaram ótimas.

James Spader e Robert Downey Jr. novinhos
Sem dúvidas, Tuff Turf - O Rebelde é um classicão de respeito. Um filme que soube misturar muito bem uma temática adolescente misturando muito bem doses de ação, romance e um pouquinho de drama também. Para os que não conhecem este filmaço, não sabem o que estão perdendo. Corram atrás, porque é muito fácil encontrar este filme na internet para assistir, baixar e comprar também.

Momento de sedução!
P.S: Eu era doido para ter uma jaqueta igualzinha à do Morgan!!! Rsss.


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário