segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Tapas & Beijos - Muitas Confusões nas Ruas de Copacabana

Muito se fala e reclama do humor padronizado das produções Globo, mas a verdade é que a emissora já lançou programas humorísticos de alta qualidade e que foram sucesso absoluto como TV Pirata, Viva o Gordo, Chico Total, Os Trapalhões, Os Normais, Tá no Ar: a TV na TV, entre tantos outros. Em abril de 2011 mais uma série de humor da rede Globo entrou para o grupo de grandes programas humorísticos da TV aberta: Tapas & Beijos foi criada por Cláudio Paiva e protagonizada por Andréa Beltrão e Fernanda Torres. A série teve 5 temporadas e 169 episódios.

Logo do programa
Tapas & Beijos conta a história das melhores amigas, Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão) que trabalham como vendedoras na "Djalma Noivas" em Copacabana. Elas dividem um apartamento no Méier e estão sempre se metendo em muitas confusões na loja, no bairro onde trabalham, no ônibus cheio que pegam todos os dias, nos forrós que curtem a noite, na lanchonete "Rei do Beirute" que frequentam, entre tantas outras coisas. A vida amorosa da dupla então é uma catástrofe. Logo no começo somos apresentados a Armane, o divertidíssimo e enrolado dono da "Importadora Clotilde" (interpretado por Vladimir Brichta), que fica do outro lado da rua em frente a "Djalma Noivas". Fátima é amante de Armane há anos e eles tem uma relação cheia de "tapas e beijos", literalmente, assim como Sueli e Jorge (este a partir da segunda temporada).

Os casais principais da série
Também conhecemos outros bons personagens ao longo da série: Djalma (o hilariante e covarde Otávio Müller), o dono da "Djalma Noivas" e grande amigo das meninas; Flavinha, esposa metida e chata de Djalma (Fernanda de Freitas); Seu Chalita, o dono do "Rei do Beirute" (Flávio Migliaccio); Tavares, o advogado 171 (o engraçadíssimo Kiko Mascarenhas); Jorge, o dono da boate "La Conga" e namorado de Sueli (Fábio Assunção cheio de gestos pra falar); Bia, a filha chatinha e sem sal de Jorge (a bela Malu Rodrigues); Paulo César, mais conhecido como PC, o dentista boa praça (o talentoso Daniel Boaventura); Jurandir, o ex-marido de Sueli e metido a malandrão (Érico Brás); Lucilene, a dançarina do "La Conga" que já passou na mão de todos os homens do elenco (a gata e divertida Natália Lage); Tijolo, bandido figuraça que vira sócio de Jorge na boate (o engraçado Orã Figueiredo); Stephanie, a esposa de Tijolo que na verdade é um travesti (o bom Rafael Primot) e Shirley, esposa fofoqueira de Seu Chalita (Analu Prestes).

Grande parte do elenco reunida
Ufa! Quantos personagens! Mas, todos eles foram essenciais pra história e protagonistas de muitos episódios, alguns com maior destaque, outros apenas para compor elenco mesmo. Os grandes destaques, com certeza absoluta, ficam com: Sueli, Fátima, Armane, Jorge, Tijolo, Tavares, PC e Djalma. Eles eram alicerces de várias tramas. Muitos personagens foram surgindo de uma forma e foram ganhando modificações ao longo das temporadas. O próprio Kiko Mascarenhas na primeira temporada fazia o papel de Santo Antônio e vivia aconselhando Sueli, mas como o ator era extremamente engraçado, acabaram aumentando seu tempo na tela e criando o advogado charlatão Tavares.

As melhores e inseparáveis amigas
Durante as 5 temporadas, Fátima e Sueli casaram e se separaram de Armane e Jorge, Fátima e Sueli se envolveram com outros homens, assim como Armane e Jorge se envolveram com outras mulheres, PC já namorou com Fátima e até com Sueli, até mesmo Tavares já teve seus momentos com Sueli. Jurandir teve filho com Bia, Seu Chalita se envolveu com Shirley, até mesmo Tavares teve um "lance meio estranho" com PC, todos brigaram com todos e reconciliaram-se logo depois. Tivemos uma boa participação na reta final de Evandro Mesquita como Mustafá, um sobrinho libanês de Seu Chalita e que se envolveu com Fátima. Ou seja, era uma confusão só.

O "casal" mais divertido da série
Claro que após algumas temporadas a velha história do separa-mas-se-ama-e-volta-e-termina dos casais protagonistas acabou por saturar e isto pode ter sido um dos motivos para a série ter acabado, mesmo que ainda no seu auge, mas acredito que o público não aguentaria mais uma temporada nestes moldes. Deveria haver uma reformulação para continuar, mas foi melhor acabar por cima, como fizeram na época com Os Normais

Mais uma confusão na Djalma Noivas
A série tinha uma proposta inicial para apenas 3 temporadas, mas devido ao sucesso, foi esticada até a quinta temporada. Os atores pediram o fim do programa por quererem fazer coisas novas e não ficarem presos em seus papéis eternamente. Otávio Müller já se encontra na nova novela das 21 horas, a boa A Regra do Jogo, e Fábio Assunção já está no elenco da próxima novela das 19 horas. Uma parte do restante do elenco já está envolvida em novos projetos.

Sempre havia confusão no Rei do Beirute também
Tapas & Beijos foi indicada a diversos tipos de prêmios ao longo dos anos e ganhou: melhor série, melhor atriz (André e Fernanda já venceram), melhor tema musical, melhor ator (Vladmir e Érico já venceram), melhor autor de série, entre outros em diversos tipos de premiações, tais como "Prêmio Extra de Televisão", "Troféu APCA", "Arte Qualidade Brasil Televisão", "Melhores do Ano", "Troféu Imprensa", entre tantos outros.

No La Conga então, nem se fala....
Em 15 de setembro de 2015 foi ao ar o último episódio da série, dando um bom final a todos os personagens e praticamente, deixando tudo conforme como começou lá em abril de 2011. Dos finais dos personagens, o que teve o final mais original e mais engraçado de todos foi o de Tavares. No fim de tudo, fica um gostinho já de saudade no ar e a certeza de que Fátima, Sueli, Armane, Jorge e companhia farão muita falta nas noites de terça-feira.


Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário