sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O Último Dragão – Clássicão da “Sessão da Tarde”

Ah, os bons e velhos clássicos que eram exibidos na “Sessão da Tarde” da TV Globo fizeram a alegria de muita gente por vários e vários anos. Existem muitos filmes venerados até hoje, entre eles, está O Último Dragão, filme de 1985 produzido por Rupert Hitzig e Berry Gordy (fundador da Motow Records); dirigido por Michael Schultz e lançado pela TriStar Pictures com parceira da Motow Productions. O filme teve baixo orçamento e rendeu mais do que o dobro de seu investimento.

Poster do Filme

Leroy Green é um jovem aprendiz de artes marciais que venera Bruce Lee. Seu sonho é tornar-se um grande mestre do combate, assim como seu grande ídolo foi. Para isso, Leroy terá que alcançar o nível máximo das artes marciais conhecido como “Nível Final”, onde desenvolve-se uma espécie de aura brilhante que envolve todo corpo do praticante de artes marciais, tornando-o assim, o Grande Mestre. História básica a parte, adicionando um interesse amoroso e um irmão mais novo metido a espertalhão, temos aí a sinopse simples do filme.

Bruce Leroy e seu irmão pentelho, Richie
Taimak estreou aos 19 anos no papel do inesquecível Bruce Leroy (ele é chamado assim o filme inteiro). Taimak interpreta um jovem inocente, puro, ingênuo, valente e sonhador. O bacana do filme é que a maioria dos atores são negros e fogem do padrão imposto da etnia branca em massa no filme. O Último Dragão é um filme divertido, leve, para assistir e relaxar. Há bastante ação, muito humor e muita música, claro, sendo uma produção da Motown não poderia faltar. O grande destaque vai para a ótima “Rhythm of the Night” cantada por DeBarge e que é tema principal do filme. Muito bom! Confiram abaixo!

 
 "Rhythm of the Night" cantada por Debarge

A maioria dos atores do filme são desconhecidos e somente fizeram participações pequenas em filmes ou séries. Tenho que destacar o ator Julius J. Carry III que interpreta o grande vilão do filme: Sho´nuff, o Shogum do Harlem. Julius mostra que não é apenas mais um rostinho bonito na tela, o cara é uma figuraça com suas caretas, trejeitos e jeitão de metido. E suas roupas discretas então? O quê dizer? Um ícone da moda fashion!

Sho´nuff e sua gangue: alta moda presente
A atriz Laura Charles que interpreta a VJ Vanity, interesse romântico de Bruce Leroy, é lindíssima. Ela é bem atiradinha, explosiva e valente. Protagoniza bons momentos de comédia ao lado de Leroy e seu irmão mais novo, Richie Green (Leo O'Brien), que é apaixonado por ela. 

A linda VJ Vanity
Na época do seu lançamento o filme foi massacrado pela crítica especializada, porém rendeu muito ao estúdio. O público comprou a ideia do jovem garoto negro fã de Bruce Lee que queria se tornar o grande Mestre das artes marciais. Após alguns anos, O Último Dragão virou filme cult.

Tempo fechou, mano!!!
O filme todo passa em Nova York e tem como pano de fundo a boate 7th Heaven Studio, onde passa grande parte da trama. Há também a Pizzaria da família Green, onde Sho´nuff e sua gangue vão atrás de Bruce Leroy para sempre desafiá-lo. Como Leroy se recusa a encarar Sho´nuff, o Shogum do Harlem vai ficando cada vez com mais raiva dele. A luta final entre ambos é clássica demais e beira o épico, afinal de contas, quem é que não se amarrava na grande pergunta: “Quem é o mestre”??!

Leroy e os costumes chineses
Então, para quem ainda não conhece esse classicão da “Sessão da Tarde”, pode correr atrás para assistir, o que não é nada difícil. No próprio YouTube tem o filme completo. Dá para encontrar o filme original para venda em muitos sites também. Assistam e divirtam-se a valer! E lembrem-se que ao final do filme, vocês saberão quem é realmente o mestre!


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário