quinta-feira, 23 de abril de 2015

Operação Kicxboxer – A Nova Era dos Dragões – Pancadaria com História Boa!

Todos vocês já sabem que a década de 80-90 foi rica em produzir inúmeros filmes de pancadaria sem muita preocupação com histórias detalhadas ou profundas, apenas preocupando-se com as coreografias e a ação. Mas, em 1989 a Taurus Entertainment produziu um filme chamado “Best of the Best”, traduzido aqui pro Brasil como “Operação Kickboxer – A Nova Era dos Dragões” que fugiu dessa regra e foi o melhor filme de ação com história que já vi desta época.

Um dos pôsteres do filme

A história é diferente das histórias da época e ao mesmo tempo é bem simples. Uma equipe americana de artes marciais (kickbox) é formada e irá enfrentar a equipe coreana, considerada a melhor de todos os tempos numa competição de kickbox. Cada um dos cinco integrantes da equipe americana possui seus propósitos e seus dramas pessoais e caberá ao Treinador Couzo extrair o melhor deles, além de mantê-los fora de confusões e unidos, mesmo com atletas tão diferentes uns dos outros.

A equipe americana reunida
A equipe americana é formada pelo calmo e concentrado Virgil Keller (John Dye), o caladão Sonny Grasso (David Agresta), o encrenqueiro e valentão Travis Brickley (Chistopher Penn, irmão de Sean Penn), o talentoso e melhor atleta da equipe Tommy Lee (Phillip Rhee) e o veterano Alexander “Alex” Grady (Eric Roberts, irmão de Julia Roberts), todos sob o comando do rigoroso Treinador Frank Couzo (James Earl Jones).

A equipe durante a competição
O que pesa aqui nesse filme são os dramas pessoais e os propósitos de cada integrante da equipe, como comentei acima. Alex Grady, por exemplo, vem de uma lesão no ombro que o tirou do último campeonato e quase o tirou do esporte pra sempre. Querendo provar pra sua família, seu filho e especialmente pra ele mesmo que ele ainda pode competir em alto nível, Alexander consegue entrar pra equipe. Outro bom exemplo é Tommy Lee. Seu passado é obscuro e não sabemos o que houve com ele, mas ele tem algum trauma muito grande que é explicado ao longo do filme. Apesar de bons atores e bons personagens, o filme rola em torno do trio principal: Tommy Lee, Alexander Grady e o Treinador Couzo.

Tommy Lee, a grande estrela da equipe americana
Os treinamentos são parte importante do filme também e os atletas são levados ao extremo por Couzo (o que é explicado quase ao final do filme). É interessante assistir a diferenças dos treinamentos quando mostram a equipe americana treinando e a coreana também. Deixam claro à todo momento que os atletas coreanos são muito duros e complicados.

A equipe coreana
Temos várias cenas marcantes no filme, mas a cena da briga no bar é demais. Impossível não se contagiar com toda a cena, ainda mais com a música “The Devil Made Me Do It” de Golden Earring tocando. Muito bom! Por falar nisso, toda a trilha sonora do filme é boa, como quase toda trilha de filme dessa década.

Tempo fechando no bar
A última luta do filme é muito boa e as cenas são muito bonitas (a última sequência então de golpes é coisa de cinema mesmo). O final ainda guarda uma surpresa: uma cena tocante e emocionante que fará muito macho aí se emocionar. Eu chorava feito criança quando assistia esse filme quando era mais novo. Foi o único filme de pancadaria que vi até hoje que conseguiu me emocionar e até ao meu pai (que dizia que homem não chora, mas no final do filme disfarçou enxugando as lágrimas com o lenço fingindo que estava assoando o nariz). É muito bonito e a mensagem do filme também.

Tommy Lee vs Dae Han
“Operação Kickboxer” teve mais 3 continuações, todos com Phillip Rhee voltando ao papel de Tommy Lee, mas sem o restante do elenco. Nessas continuações, a magia se perdeu e a franquia caiu na velha trama da vingança tão característica dos anos 80-90. Tommy chegou até a enfrentar uma seita racista no último filme, pra vocês terem uma ideia.

Poster do terceiro filme. Só pela capa nota-se que a história não tem mais nada haver com a original
Mas, voltando ao filme original de 1989, é um filmaço mesmo e um grande clássico. O grande Chuck Liddell, astro aposentado do UFC, cita “Operação Kickboxer” como seu filme de ação favorito. Apesar de gostar e ser um dos meus filmes favoritos dessa década também, o filme não foi bem nas bilheterias, nem dá pra imaginar como teve tantas continuações.

Frank Couzo e seu jeitinho calmo
Então, para quem ainda não conhece este grande clássico, corram atrás e assistam, pois garanto que não irão se arrepender, afinal de contas, aqui só há o melhor dos melhores!


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário