segunda-feira, 30 de março de 2015

Machismo ou Tradição: poucas mulheres nos tokusatsus

Algumas heroínas de tokusatsu.

Pois é, pessoal, abro este post com um título polêmico, ao menos em termos: por que existem tão poucas mulheres de importância em tokusatsus? Acompanho tokusatsus (leia-se sentai e Kamen Rider) desde criança, e este fato sempre me chamou atenção. Dos 22 sentais que já assisti, em apenas 2 uma mulher era a líder do esquadrão, e nenhuma das duas era "red".




Em Timeranger, a TimePink liderava a equipe, e em Kakuranger, era a Ninja White. Ok, todos sabemos que o Japão é um país muito tradicional e machista (não me crucifiquem por afirmar isto), mas é bastante nítido que, salvo exceções, o papel das mulheres foi sempre mais de suporte, variando entre garotas fortes, frágeis, cômicas, vilãs, interesse amaroso de algum personagem protagonista, vítima dos monstros/vilões, etc.



Isto me causa certa estranheza, pois não é por falta de boas atrizes que nenhuma protagonizou um sentai ou KR. Não estou muito familiarizado com o Ultraman, então não posso dizer se há alguma heroína principal entre eles ou não. Em todo o caso, acredito que já passou da hora de uma garota ser o papel principal de alguma série, seja como uma "Red" ou uma Kamen Rider. Riders femininos existem, mas não costumam ter muita importância na série. Algumas só apareceram em filmes.

Bem, para ninguém dizer que esqueci ou omiti, já houve uma "Red" nos sentais, mais especificamente no Samurai Sentai Shinkenger. Não a coloquei na lista de líderes pois sua participação na série, embora tenha me agradado muito, foi muito pequena.

Kaoru Chiba, a única Red dos sentais, ao menos até hoje.

Bem, não estou tentando levantar bandeira feminista nem nada do tipo, pois até não tenho nenhum embasamento técnico para isto, mas GOSTARIA DEMAIS de ver um papel maior das mulheres nas séries, pois, como disse acima, existem muitas atrizes boas, e vários papéis poderiam ser explorados de maneira mais efetiva/eficaz pelos roteiristas. Muita garota poderia ter sido a heroína principal de sua série, mas acabam sempre com destinos mais simples, muitas até morrendo.

Me resta aguardar por uma maior abertura das companhias pela presença feminina marcante nas séries, já que isto acompanharia a própria evolução das mulheres ao redor do mundo, com uma independência cada vez maior, especialmente em países tão desenvolvidos como o Japão que tanto nos influencia no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário