segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Ressha Sentai Toqger: considerações finais


Bem, Ressha Sentai Toqger acabou e é hora de fazer as considerações finais sobre ele. Como já postei em matéria anterior (clique aqui!), Toqger foi um sentai "diferente", digamos. Teve muitos altos e baixos, e algumas coisas me fizeram refletir. As direi no decorrer deste texto.

Toqger foi um sentai estranho. A premissa de usar o poder da imaginação para vencer e a luta dos heróis para impedir que a escuridão tomasse conta do mundo, além da busca pelas lembranças e por sua cidade natal não funcionou tão bem quanto poderia ou até deveria. Os roteiristas da série a basearam muito mais em comédia e para um público um pouco mais infantil do que eu imaginei, entre "0" e 5, 6 anos de idade, além de mães e avós. Em suma, pessoas que estivessem em casa e esperando algo bem leve e descompromissado para assistir com as crianças. Toqger, nestes termos, foi um sucesso: a luta contra a Shadow Line foi leve, praticamente sem grandes dramas pessoais e reviravoltas ou revelações importantes. Resumindo, algo para você assistir sem ter de pensar muito.

Os personagens ficaram aquém do que poderiam, exceto Right, o líder dos Toqgers. Os demais tiveram alguma evolução, mas pouca, ainda mais se considerar o tempo de convivência e situações às quais foram apresentados e submetidos. Faço um adendo: Tokatti e Akira conseguiram crescer bem durante a trama, mas vejo Right como um personagem mais evoluído. A trama não andou, infelizmente. Focaram demais em comédia e episódios que pouco agregavam e não desenvolveram bem os temas abordados. Ironicamente, faltou imaginação na hora de usar a imaginação. 

O parco desenvolvimento dos vilões, Zed em especial, foi outro ponto negativo; Zed foi um vilão inteligente, articulado, bastante poderoso e que acabou atuando muito menos do que deveria. Em vários episódios ele apenas apareceu sentado em seu trono no Castelo Terminal, sede da Shadow Line. Uma pena, pois ele tinha enorme potencial. Barone Nero em nada agregou, Madame Noire pouco, General Schwarz e Grita apareceram com mais qualidade. Marquesa Mork teve participação boa na trama, mas nada definitivo. 

Porém, Toqger não foi apenas pontos ruins: o design da Shadow Line é belíssimo, a fotografia é caprichada e as locações utilizadas eram muito belas. O humor da série, embora mais infantil do que eu goste, foi um bom ponto de Toqger; ri bastante durante o sentai, não vou negar. Os Toqgers foram bons personagens, e eu queria demais que tivessem sido melhor aproveitados. Uma pena não ter sido o caso. Right se mostrou um líder excelente e único, com muita determinação, apetite (vive comendo ou querendo comer), força de vontade e sabe comandar sem ser chato. Zed e ele são os personagens que mais destacaria.

Bem, vamos listar os pontos principais:

Prós:

Design da série.
Locações.
Fotografia.
Bons atores.
Humor (embora exagerado).

Contras:

Trama paralisada.
Excesso de humor.
Toq-oh.
Shadow Line ineficiente e sem objetivos concretos.
Personagens sem origem: Wagon, Condutor, Ticket e Presidente da Rainbow Line.
Mal aproveitamento das premissas da série.

Como fã de tokusatsu e fã de Super Sentais, fico em dúvida sobre indicar Ressha Sentai Toqger para as pessoas assistirem, então vou dividir minha opinião: se você procura um sentai sério, com uma trama densa e cheia de reviravoltas/revelações, passe longe. Se você procura uma diversão sem compromissos e simples, assista. Toqger prometia muito, mas entregou pouco. Que venha o Shuriken Sentai Ninninger!

---------------------------------------

Adendo ao texto original: acabei de ver o episódio final de Toqger, e foi um belíssimo episódio. Diferente dos finais tradicionais de um Super Sentai, já que a própria série assim o foi, o episódio 47 mostrou todo um potencial que a série não conseguiu demonstrar. Contrariando muito do que falei no texto original, ao ver o episódio final, me peguei pensando que sentirei saudades das palhaçadas de Right e sua turma colorida. Ironicamente, por mais erros que a série possa ter cometido, e não foram poucos, Toqger sempre conseguiu manter minha atenção presa, mesmo em episódios mais mornos.

Cheguei a conclusão que, por ser um fã de sentais e esperar um certo padrão de produção, acabei desprezando as qualidades de Toqger, e não eram poucas. Ok, isto não invalida o que falei sobre a trama ser deficitária, mas Toqger tem bons diálogos, especialmente depois que Zed aparece, boa qualidade de elenco, entre coisinhas que fica difícil notar sem refletir sobre a série.

Me contradizendo, e com alegria, finalizo dizendo que vale a pena assistir Toqger, sim, mas não imaginando assistir um sentai tradicional, mas algo diferente, exótico, único. Ressha Sentai Toqger vai me deixar saudades, sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário