sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O silêncio dos inocentes


Hora de falar de mais um grande clássico do cinema: O Silêncio dos Inocentes. Filme este que é disparado o meu favorito, e o filme que alçou o personagem Hannibal Lecter ao posto de ícone entre personagens fictícios. O filme é de 1991, baseado no livro homônimo de Jonathan Harris e estrelando Jodie Foster como Clarice Starling, Anthony Hopkins como Hannibal Lecter, entre outros nomes.

O filme conta a história de um serial killer de mulheres chamado Buffalo Bill, que retira a pele das vítimas para criar uma segunda pele para si, pois ele não se aceita como homem e vive uma vida feminina, enquanto em casa. Quando a filha de uma senadora americana é sequestrada por ele, o FBI entra em ação para tentar encontrar o assassino e a garota antes que seja tarde. 

Buffalo Bill e seu cãozinho Precioso.

Para isto, o FBI escala Clarice para investigar o assassino e ela vai até a prisão onde Hannibal está preso por cometer assassinatos no passado, em busca de um perfil sobre o assassino serial que procura. Começa aí um grande jogo de gato e rato, regado por inúmeras charadas de Lecter, muitas pistas exóticas, descobertas de cadáveres por toda a parte e um verdadeiro duelo intelectual entre Clarice e o ex-psiquiatra canibal que é Hannibal.

Anthony Hopkins deu show como Hannibal Lecter.

Desde a primeira vez que assisti, me apaixonei pela história. Lecter é um personagem extremamente manipulador e narcisista, que só coopera no estilo "quid pro quo", recebendo sempre alguma informação dolorosa ou constrangedora do passado de Clarice para dar alguma pista sobre a possível identidade de Buffalo Bill e seus motivos para matar. Anthony Hopkins está perfeito na interpretação, com seu olhar frio e sádico sobre Clarice e seu desprezo sobre o diretor da prisão para presos com sérios problemas mentais onde cumpre sua pena perpétua. Ou, sendo mais correto, o sanatório em que cumpre sua pena.

Jodie Foster como Clarice Starling.

Jodie Foster não foi menos eficaz em sua atuação. Clarice Starling é uma personagem com um passado cheio de problemas e que tenta levar sua vida focando-se no trabalho em Quântico, sede do FBI, e tem em Buffalo Bill seu primeiro grande caso. O que ela tem de dificuldades em lidar com Lecter e sua subjetividade e manipulação durante o filme não é pouca. Ou ela faz o que ele quer ou fica sem informação. O suspense do filme é fora de série. Cada vez que a polícia é chamada, cria aquela expectativa sobre qual movimento Buffalo Bill fez e o que aquilo provocará na busca de Clarice pela verdade e na sociedade.

A capa da versão do livro que possuo.

Hopkins protagoniza várias cenas épicas, dentre elas o espancamento do guarda na cela improvisada que criam para ele quando é transferido, a cena dele ao comer o rosto do guarda, a fuga, entre outras. O filme foi baseado no livro de Jonathan Harris, como dito acima, e roteirizado por Ted Tally. Eu tive a oportunidade de comprar uma edição do livro em um bazar por apenas R$1, e tenho que dizer: a adaptação para o cinema ficou exemplar! Apenas pequenos detalhes foram retirados do filme, alguma coisa que poderia ser considerada violenta demais para ser mostrada nas telonas, mas nada que comprometa o andamento do filme.

Alguns dados técnicos sobre o filme:

The Silence of the Lambs foi lançado em 14 de fevereiro de 1991 nos Estados Unidos e arrecadou mais de 130 milhões de dólares durante sua exibição no país. Em todo o mundo, teve bilheteria de 272.742.922 de dólares. Foi o terceiro filme a ganhar prêmios Óscar em cinco categorias "principais": melhor filme, melhor atriz, melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. Foi também o primeiro ganhador de melhor filme a ser amplamente considerado o melhor filme de terror, e o segundo dessa categoria, depois de The Exorcist (1973). O filme é considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente" importante pela Biblioteca do Congresso e foi escolhido para ser preservado no National Film Registry em 2011.
Fonte: wikipédia.

Eu recomendo fortemente tanto o livro quanto o filme, certeza de diversão garantida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário