quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Anti-Heróis e seu Carisma!

Olá, turma!

Anti-heróis....

Eles não são os típicos heróis que se entregam de corpo e alma para salvar as pessoas, que pensam no bem estar dos outros ao invés do seu próprio. Ao contrário! Eles pensam primeiro neles mesmos e só fazem algo se tiver algo em troca. Logicamente que eles acabam praticando o bem também, mas não da maneira tradicional e correta como os heróis clássicos.

Parando pra pensar nisso, me vem à cabeça logo 4 grandes anti-heróis do universo pop/nerd! E são eles:

Walter White
 Walter White de "Breaking Bad" é o típico anti herói. Imagine levar uma vida chata, sem graça e descobrir que você tem um câncer? O que fazer? Bom, Walter decidiu produzir e vender metanfetamina! Professor de química e sendo extremamente inteligente (um dos personagens mais inteligentes que eu já vi), Walter não mede esforços para conseguir deixar sua família bem de vida, mas bem no fundo, vemos que ele faz isso para alimentar seu próprio ego.

Dexter Morgan

 Dexter Morgan de "Dexter". Ah, Dexter! Um serial killer que trabalha como analista de manchas de sangue na Polícia de Miami, ele caça fugitivos da justiça seguindo o Código que seu falecido pai policial, Harry, lhe ensinou. Não pense que ele faz isso por ser bonzinho. Ele apenas quer saciar sua vontade de matar ou como ele diz "atender ao seu passageiro das trevas". Dexter também é muito inteligente e sempre parece estar um passo a frente dos outros. Ele é extremamente frio e calculista com tudo.

Dr. House
Gregory House de "House" também merece ser lembrado. Ele é um médico que lidera o departamento de Diagnósticos do Hospital Princeton-Plainsboro Teaching e é um dos melhores médicos do mundo, mas ele não gosta de ter contato com seus pacientes e não se importa com seus problemas. A única coisa que interessa à House são os quebra-cabeças, é descobrir as doenças que ninguém consegue diagnosticar e sempre estar certo. Chantagista e manipulador, ele já chegou ao cúmulo de ter uma overdose de drogas para conseguir fechar um caso.

Darth Vader
E pra fechar, não poderia deixar de fora Darth Vader da franquia "Star Wars". Anakyn Skywalker era uma criança normal, mas também impulsivo e rebelde. Facilmente manipulado, traiu aos Jedis causando sua extinção, mas pensando fazer o bem para sua família e para o Universo. É um dos maiores vilões no mundo nerd, mas no fim redimi-se. 

Parando para pensar porque os anti heróis agradam tanto acredito que seja porque eles fogem do padrão que eu chamo de "complexo do herói". O herói de hoje em dia se culpa por tudo e qualquer coisa, é bonzinho demais, não enxerga quando uma pessoa está além da salvação (Kouta que o diga em "Kamen Rider Gaim"). Clark Kent em "Smallville" era mestre nisso. Se alguém levasse um tiro do outro lado da cidade enquanto ele salvava milhares de vida, ele se culpava e se afastava de tudo e de todos, se punia, etc. Isso é uma coisa que acontece demais hoje em dia e às vezes pode ser bem chato. Já o anti herói não. Se a pessoa morrer e ele não conseguir salvar, azar. Ele irá encarar como algo que acontece e parte pra outra. O anti herói também é mais independente, fazendo coisas que moralmente a sociedade não iria aceitar para chegar ao seu objetivo. Por isso acredito que o carisma dele nos afete tanto.
Clark Kent, o pai do Complexo do Herói

Ou vai dizer que vocês também não vibraram com Dexter armando pra cima de Doakes? Ou com Walter arquitetando ao melhor estilo "O Poderoso Chefão" lidando com os comparsas de Gus? Ou House lidando com aquele policial pentelho que ficou aporrinhando ele? Darth Vader apertando um pescocinho aqui ou ali?

Enfim, com certeza deixei muitos outros grande anti heróis de fora, mas esses foram os principais que eu me recordei. E vocês? Possuem algum favorito?

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário